Doação para obra do Parque Capibaribe

Publicação: 24/06/2017 03:00

Recentemente, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) doou um terreno situado às margens do Rio Capibaribe para a implantação do projeto Parque Capibaribe. A área, que possui em torno de dois mil metros quadrados, foi adquirida junto com a antiga Fundição Capunga para a instalação do Bloco C da Uninassau há mais de dez anos. Atualmente, o terreno é utilizado para estacionamento. A ideia é que, com a assinatura do contrato, o trecho seja integrado ao projeto Parque Capibaribe, que tem como principal objetivo elevar a taxa de área verde pública da capital pernambucana. Hoje o índice é de 1,2 metros quadrados por habitante. A meta é de 20 metros quadrados por habitante em 2037, quando o Recife completa 500 anos.

O processo de doação formal está em andamento, porém, o Grupo Ser Educacional já autorizou a prefeitura a iniciar as obras no mês de julho, período de recesso acadêmico. “O projeto Parque Capibaribe trará diversos benefícios para a cidade, em especial aos moradores do bairro das Graças e os alunos da Uninassau. A revitalização da Beira Rio terá um impacto bastante positivo em termos ambientais, de mobilidade, de ordenamento urbano e, principalmente, na qualidade de vida da população. Outro fator importante é a aproximação das pessoas com o Rio Capibaribe, já que espaços de contemplação serão criados na área. Essa obra trará mais vida para o bairro e para a cidade do Recife como um todo”, afirma o CEO do grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz.

Atualmente, a área que será doada ao Parque Capibaribe funciona o estacionamento de alunos e professores da Uninassau. “Foi uma questão de respeito pela cidade e por projetos modernos e inovadores que primem pela preservação do meio ambiente e qualidade de vida da população. O Grupo Ser Educacional tem um compromisso social muito forte com a cidade e com o estado e não seria em nenhuma hipótese empecilho para a concretização da obra”.

Segundo o executivo, em 2016, outra área foi doada pelo Grupo Ser Educacional para a Prefeitura do Recife. “Nos referimos à faixa F que fica na Beira Rio, no bairro do Derby, próxima ao Hospital da Polícia Militar. Esse local servirá para a viabilização de mais uma etapa do projeto, que vai da Ponte da Capunga à Ponte do Derby. No local será construída uma praça de alimentação, que viabilizará o disciplinamento do comércio ambulante na área, beneficiando assim todos os envolvidos e revitalizando a área por completo. Também serão construídas áreas para lazer que fazem parte do Projeto Capibaribe, que irá beneficiar moradores do bairro das Graças e entorno”.