Diario econômico

Rochelli Dantas - interina
rochelli.dantas@diariodepernambuco.com.br
diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/08/2017 03:00

Para o Agreste decolar

Já com dois operadores interessados, o edital de concessão do aeroporto de Caruaru (Aeroporto Oscar de Laranjeiras) é lançado ao mercado com dois objetivos claros: aumentar a malha regional e incrementar o transporte de passageiros e de cargas. Sim, o Agreste abriga um dos principais polos de confecções do país, mas ainda há uma enorme carência quando o assunto é escoamento da produção. O cenário pode começar a mudar. A Azul Linhas Aéreas já demonstrou interesse em operar a rota Caruaru/Recife, de onde os passageiros (e as cargas) poderão seguir com mais rapidez para qualquer outro destino do já instalado hub da empresa (com mais de 25 voos diretos). No segundo momento, o projeto é operar sem escalas o trecho Caruaru/São Paulo, um dos grandes mercados do polo têxtil pernambucano. Em tempos de crise econômica, esse sim é um gás para recuperar os negócios por lá. A operação de novas rotas com saída da capital do Agreste também está nos planos de outras companhias, mas para isso são necessários ajustes na pista, que serão de responsabilidade do vencedor da concessão. Aliás, todos os investimentos no local serão do vencedor. A concessão do equipamento terá duração de dez anos (podendo ser prorrogado por mais dez), período no qual a empresa pagará uma outorga mensal ao governo do estado e, em troca, ficará com as receitas de operação. Em até 40 dias, o secretário de Turismo do estado, Felipe Carreras, espera homologar o novo operador, que será responsável pelos serviços de recuperação, administração, operação e manutenção do terminal. Em outras palavras: por enquanto, temos o projeto e a intenção das empresas. Faltam os recursos para viabilizar as operações. Por isso, o estado precisa ter o cuidado de tornar o edital atrativo. Senão, o voo sem escala pode se tornar ainda mais distante.

A nosso favor
A inclusão do Aeroporto do Recife no pacote de concessões coloca o estado novamente à frente de outros do Nordeste. Além dos investimentos a serem realizados pela iniciativa privada, são pontos a favor do terminal: localização e o fato de ser o único da região a registrar aumento do volume de tráfego nos últimos balanços. A avaliação foi apresentada, em Brasília, pelo vice-governador do estado, Raul Henry, ao secretário-geral da Presidência da República, Moreira Franco, que julgou importante a inclusão.

Capacitação com lucros
O nível de maturidade de gestão das empresas integrantes do projeto “Fiat Chrysler/Sebrae Cadeia de Valor Automotiva”, promovido pelo Sebrae/PE em parceria com FCA /Jeep, registrou um incremento médio de 20 pontos. Os participantes tiveram ainda um aumento de 6% na lucratividade, 90% de satisfação dos clientes e redução de 10% no custo de produção.

Bom para o bolso
Para estimular o consumo ecologicamente mais viável, a Itaipava lançou uma campanha especial para a linha de retornáveis. A troca das embalagens poderá ser feita em bares, padarias e supermercados. A proposta também deve agradar o consumidor, uma vez que o preço das cervejas pode ser até 20% mais barato em relação às descartáveis.

Aposta no popular
Uma década depois de entrar na Bolsa de Valores, a MRV vem produzindo 40 mil apartamentos por ano. Em dez anos, a empresa, focada no Minha Casa, Minha Vida (MCMV), investiu mais de R$ 40 bilhões em landbank (banco de terrenos). Com as estratégias, projeta em dez anos inserir no mercado nacional mais de 500 mil unidades habitacionais. Em Pernambuco, lança este mês o Real Garden, em Camaragibe, com 452 apartamentos.

Em alta
Pernambuco foi um dos estados com o maior número de novos motéis. Os projetos tiveram incremento de 22,9% no ano passado. O dado consta na Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2016, realizada pelo IBGE. O crescimento só perde para o Amapá, que registrou alta de 26,4%.