Recife desbanca Rio como destino Segundo pesquisa feita pela agência de turismo online ViajaNet nos aeroportos brasileiros, capital pernambucana conquistou o segundo lugar

Publicação: 17/11/2017 03:00

Oolhar do brasileiro cada vez mais atento para o Nordeste tem colocado o Recife na prioridade do turismo de verão. A capital pernambucana assume o segundo lugar entre os dez destinos mais procurados para a temporada do Sol 2018 (janeiro, fevereiro e março), ultrapassando o Rio de Janeiro, que ocupou a vice-liderança nos últimos três anos. Os dados são da agência de turismo online ViajaNet, em pesquisa em todos os aeroportos brasileiros. São Paulo lidera desde quando a pesquisa iniciou, em 2015. A prefeitura destaca as políticas de aumento de malhas aéreas conectando o Recife ao Brasil e a divulgação dos atrativos durante todo o ano.
De acordo com o diretor executivo de turismo da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Mustafá Dias, é um conjunto de ações o que movimenta o turismo. “A captação de novos voos aumentou o número de passageiros enquanto em outros lugares houve queda. Isso mexe mais com hotéis, novas redes, qualificadas, de bandeiras internacionais. Somos a maior malha da região, a única capital do Nordeste conectada a todas as outras da região, e isso facilita a compra, que para uma agência de viagem é essencial. Foi importante para o Recife ano a ano conquistar o posto de segundo lugar do Brasil no desejo dos viajantes”, pontuou.
Ainda segundo Dias, a divulgação dos atrativos também é importante. “Verão é Nordeste e temos outros setores que utilizamos na divulgação. Temos um polo médico forte e um turismo de negócios que agita o ano inteiro. E essas pessoas desejam voltar no Verão, principalmente para o Carnaval, uma festa democrática, barata, popular, diversa. Outro fator é que, a partir do Recife, dá para fazer muita coisa. Ir para o Litoral Sul, conhecer nossas praia, ir para Olinda, entre outros motivos. Como estamos conectados, depois de passar pelo Recife dá para ir para qualquer outro lugar.”
Os dados mostram que o Nordeste está cada vez mais em alta. O Rio, depois de três anos, caiu do segundo para o quinto lugar, superado por duas cidades do Nordeste, que são Fortaleza e Salvador, respectivamente em terceiro e quarto lugares. Porto Seguro (BA) e Maceió (AL) entraram para a lista, substituindo Curitiba e Belo Horizonte, que figuraram no ranking de 2017.