Aplicativo facilita busca por oficinas de carro O PlaceCar segue mesma linha do iFood e do Booking, permitindo a comparação de preços e serviços na Região Metropolitana do Recife

Rayanne Albuquerque
especial para o diario
rayanne.albuquerque@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 16/12/2017 03:00

Pernambuco concentra 5 mil oficinas voltadas para o setor automobilístico, de acordo com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Pernambuco (Sindirepa-PE). Mas na hora de procurar um lugar para a manutenção ou o reparo do carro, o que costuma fazer toda a diferença na hora da escolha é a opinião de amigos ou familiares sobre determinados prestadores de serviço, e isso acaba restringindo as possibilidades para os consumidores. Uma ferramenta que pode ajudar a dinamizar o mercado e ampliar o acesso aos serviços de qualidade é o PlaceCar: catálogo virtual que permite consultar de uma só vez diversos estabelecimentos e preços. A plataforma tem como intuito aproximar empresas automotivas e condutores e segue a mesma lógica de apps voltados para busca de atividades nas áreas do turismo e gastronomia já existentes.

Funcionando há pouco mais de dois meses, a plataforma agrega cerca de 100 oficinas parceiras, distribuídas pela Região Metropolitana do Recife. A aplicação foi liberada em uma versão soft, ainda neste ano, para que os condutores pudessem conferir e se ambientar com o seu funcionamento apenas pelo site. A expectativa é de que, no primeiro trimestre de 2018, passe a operar também em aplicativo para Android e iOS, com mais opções de serviços - como a consulta do preço da gasolina em diferentes postos da RMR -, parceiros e expansão para outros estados do país, a começar por São Paulo. “Nos próximos dias, iremos disponibilizar um recurso para quem deseja dar entrada nas multas do Detran-PE. Cada recurso vai variar entre R$ 5,90 a R$ 29,90 e ficará pronto em cinco minutos para que o usuário apresente junto ao órgão”, antecipa Ivo Lira, sócio-fundador do PlaceCar.

O primeiro passo é fazer o cadastro no site www.placecar.com.br, espaço onde será necessário fornecer nome, e-mail, telefone para contato e senha para acesso à conta do PlaceCar. Após o cadastro, é possível selecionar a especialidade e o serviço desejado em até três oficinas. Os orçamentos são enviados pelas empresas via e-mail em até 24 horas. A partir da gama de ofertas, os interessados escolhem a oficina e o orçamento que melhor comportam as necessidades do carro e do bolsos. A última etapa é referente à avaliação do serviço, espaço em que a opinião dos usuários é levada em conta para melhorar a plataforma e adequá-la às necessidades do cliente. Ao longo desse processo, a prestadora de serviço só tem acesso à identidade do cliente no momento em que o serviço é fechado, o que evita discriminação em função de gênero, idade ou falta de conhecimento sobre mecânica. “Existe uma questão cultural em que a mulher se sente enganada quando vai na oficina. A plataforma possibilita que esses problemas de gênero sejam diluídos”, diz o também sócio-fundador Paulo Machado.

A empresária Bruna Lyra, 26 anos, afirma que sempre tem dificuldade em solicitar serviços para o carro. “Quando preciso fazer cotação, sinto receio de ser enrolada porque não entendo de carro. Se disserem que tem que trocar determinada peça, nunca sei se é ou não de má-fé. Além disso, as mulheres sofrem muito preconceito em oficinas porque o ambiente é majoritariamente masculino. No aplicativo, como eles não sabem quem está solicitando, isso dá segurança de que o orçamento passado é real”, comenta a empresária.

DESRUPTURA
De acordo com o presidente do Sindirepa-PE, Pedro Paulo, o segmento está passando por duas fases de dirupção: a primeira é referente à expansão dos autocentros, espaços que reúnem a prestação dos serviços e a venda de peças. A segunda diz respeito ao advento dos marketplaces como o PlaceCar, que dinamizam as vendas e dão cada vez mais autonomia ao consumidor. “O mercado automotivo se tornou vivo e dinâmico como negócio. Estamos em um momento em que todas as forças convergem para que você esteja por dentro do que a internet pode oferecer. Isso está presente em todos os segmentos. Por isso, apoiamos a plataforma, porque a internet serve como um balizador para consultar o preço das peças e comparar com o valor das lojas físicas, facilitando a vida dos usuários”, acrescenta.

Para Gustavo Freire, sócio da High Torque Car Service e parceiro do PlaceCar, uma das vantagens de se associar à marca está na publicidade. “Nossa marca está ligada à questão da tecnologia e, por isso, resolvemos dar esse passo. Acreditamos que assim como o iFood é líder de mercado no segmento de alimentação, a proposta plataforma automotiva promete bastante em liderar o mercado do setor. Acaba que o valor pago mensalmente para permanecermos no PlaceCar é uma despesa que fomenta o lucro”, explica. Para os empresários do setor automotivo, os valores de hospedagem na plataforma variam entre R$ 199 e R$ 399 mensais em um contrato sem fidelidade.