SUPERMERCADOS » Aspa mantém o foco para 2018

Publicação: 15/12/2017 03:00

Fechando o terceiro ano de enfrentamento à crise, a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) promoveu ontem evento de posse da nova diretoria executiva para o triênio 2018-2020. O empresário José Luiz Torres segue para o seu segundo mandato consecutivo à frente da instituição e o novo período será conduzido em ações e pleitos para melhorar os indicadores do setor de alimentos e bebidas.

Queda de demanda, problemas de segurança no transporte das mercadorias e alta carga tributária serão pautas constantes. O presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Emerson Destro, esteve presente e presidiu a mesa.

“Foram três anos de dificuldades, de resolver problemas e de tentar ajudar o setor. Os pleitos permanecem os mesmos, de mais segurança pública, que atingiu o setor e exigiu a contratação de segurança privada. Isso elevou os custos de mobilidade e resultou em aumento de preços. Nossa briga continua por isso e por melhores estradas, para que possamos chegar onde indústria não chega, na cidade pequena, no mercadinho, no restaurante, em todo o estado”, pontuou o empresário.

Segundo ele, o ano fecha com queda de 6% em média, no volume de vendas do setor. “O desemprego ainda é alto e impacta diretamente nas vendas do varejo.”

O presidente da (Abad), Emerson Destro, também pontuou o número do desemprego para destacar o que espera o setor para os próximos anos. “Ainda são 13 milhões de desempregados. É um buraco que passamos anos cavando e que sabemos que não será resolvido de forma rápida. Mas o caminho que a economia vem tomando, com reformas estruturais sendo colocadas em prática, pode sinalizar dias melhores. Em 2016, fechamos o ano com queda entre 5,5% e 6% e, para 2017, esperamos uma queda de 1,5%”, acrescentou.