Começando o novo mundo já na escola

Publicação: 13/01/2018 03:00

Antes de o empreendedorismo ser incentivado pela vida acadêmica, existem programas que antecipam, com sucesso, a ideia nos ensinos médio e fundamental. O Sebrae, que em Pernambuco tem a parceria da Secretaria de Educação do Estado, incentiva, por níveis, essa ação nas escolas de ensino regular e técnico. Uma das ações é Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), que aplica essa metodologia dentro do ensino fundamental, formentando a educação e a cultura empreendedoras. Há também o Despertar, que estimula o empreendedorismo no ensino médio como forma de englobar a cooperação, cidadania e a ética, incentivando as potencialidades desses alunos para a descoberta de novas oportunidades.

Foi dentro desse conceito que a educadora Ana Carla, 32 anos, foi convidada pela Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra juntamente com o Sebrae para levar o programa às turmas do primeiro ano. “Fiz a capacitação de uma semana com o Sebrae e levei toda a experiência do Despertar para cerca de 80 alunos durante os seis meses seguintes. No final, apresentamos os projetos em uma feira”, explicou.

Um dos oito projetos apresentados no ano passado foi o PpCup (Pratic Personal Cup), que consiste em um copo personalizado acoplado a um balde de pipoca. A aluna Ruth Souza, do segundo ano do ensino técnico pela mesma Escola Técnica Almirante Soares Dutra, juntou-se a mais oito alunos de sua sala para sugerir a ideia. “Depois de uma pesquisa de mercado, e com a opinião de todos do grupo chegamos a esse protótipo, que felizmente deu muito certo”, pontou. Ruth, e mesmo sem dinheiro para patentear o projeto, disse que ele deu tão certo que conseguiram vender tudo e ainda receberam encomendas.