Em 2018, taxa deve cair no país

Publicação: 23/01/2018 03:00

A taxa de desemprego global deve ficar em 5,5% neste ano, mostrando estabilidade em relação a 2017, quando o percentual ficou em 5,6%, divulgou a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Apesar da estabilidade da taxa, o número de desempregados deve crescer em 1,3 milhão, compensado pelo aumento do total de pessoas na força de trabalho.

A organização também projeta que o número de empregos vulneráveis (categoria que engloba trabalhadores por conta própria e aqueles que auxiliam a família) deve crescer nos próximos anos em todo o mundo. “Globalmente, o progresso significativo conquistado no passado em reduzir o emprego vulnerável estagnou em 2012”, avalia a OIT. Atualmente, cerca de 42% dos trabalhadores (ou 1,4 bilhão) estão ocupados em algum tipo de relação de emprego vulnerável em todo o mundo. Nos países em desenvolvimento e emergentes, esse percentual sobe para 76% e 46%, respectivamente.

O Brasil destoa da projeção global ao mostrar uma recuperação mais robusta de seu mercado de trabalho em 2018, de acordo com as projeções da OIT. Após quatro anos de piora do desemprego, a taxa deve cair para 11,9% neste ano e 11,2% no próximo. (Folhapress)