Corte em outras regiões por segurança

Publicação: 22/03/2018 09:00

Outras regiões do país também tiveram que sofrer cortes isolados de energia como parte de procedimento de segurança para evitar que o apagão se alastrasse pelo país. De acordo com o ONS, a queda no suprimento ocorreu às 15h48. O ONS informou que, para proteger o resto do país, o operador pediu a distribuidoras de energia que cortassem 4,2 mil megawatts no Sudeste e Centro-Oeste. A decisão de onde cortar era das distribuidoras.

A Eletropaulo, que atende a região metropolitana de São Paulo, informou que as regiões Norte, Leste e parte do ABC foram mais impactadas. No Rio, a Light cortou a luz de 321 mil clientes nas zonas oeste e norte e nos municípios de Seropédica, na região metropolitana, e Paracambi, sul fluminense.

Em Salvador, o apagão provocou a interrupção das viagens do metrô. Os trens pararam e os passageiros tiveram que sair pelas rotas de emergência. Os serviços de internet e telefonia também foram afetados na cidade. O apagão atingiu o aeroporto da capital baiana. A Eletrobras Distribuição Alagoas confirmou a falta de energia no estado. A Companhia Energética do Rio Grande do Norte também informou a queda de energia no estado, onde os 167 municípios foram atingidos. No Maranhão e em Pernambuco, o apagão foi total.

Na Região Norte, Manaus, ficou inteiramente sem energia. A queda de energia afetou ainda o Tocantins, o Amapá, o Pará, a Paraíba, o Piauí e Sergipe. Apenas Acre, Roraima e Rondônia não foram afetados porque não estão ligados ao sistema integrado.

Em nota, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) disse que não identificou defeito no seu sistema que provocasse o desligamento e está apurando o ocorrido. A Eletrobras Distribuição Amazonas inicialmente disse que o motivo teria sido a queda de um circuito duplo de 55 Kv do linhão de Tucuruí. “A informação que eu tive é que a energia já está sendo restabelecida em várias áreas, disse, no fim da tarde, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. (Da redação com agências)