Relatório vê 2018 com otimismo

Publicação: 14/03/2018 03:00

Ancorados na diminuição da taxa de desemprego, da taxa de juros e da inflação, os cenários apresentados ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio/PE) e pelo Sebrae na quarta edição da Agenda do Comércio indicam aumento do consumo este ano, tanto em nível nacional quanto no estadual.

O documento também se baseou na retomada de crescimento na faixa de 2,6% para o PIB brasileiro, com a expansão em 3% no consumo das famílias ante 1,2% do ano passado; na retomada do investimento com um crescimento também de 3%, destacando a expansão na construção civil; e na melhora para os segmentos de móveis, eletrodomésticos, equipamentos de informática, veículos e materiais de construção.

Outro setor que entra em perspectiva favorável é o de turismo. Devido à estabilidade do dólar, o segmento pode atrair, este ano, mais estrangeiros para o país e melhorar seus números, que no ano passado fechou com uma queda de 6,6%, segundo o IBGE.

A agenda, que aponta poposições dos empresários e das lideranças institucionais que representam diversos segmentos, visa a colaborar com o desenvolvimento do setor terciário, trazendo uma análise da economia nacional em 2017. Alguns indicadores do ano passado mostraram que, após dois anos de retração, o estado viveu uma volta do crescimento, onde o comércio varejista foi o grande destaque, crescendo cerca de 5,1%.