Uma via-crúcis para pagar a conta de luz Quem não tem conta em banco, nem domina aplicativos de internet, está encontrando dificuldades para quitar a fatura de energia elétrica em Pernambuco

Aline Moura
aline.moura@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/05/2018 09:00

Uma sensação de desamparo vem tomando conta das pessoas que precisam pagar as contas de energia elétrica, mas não têm conta bancária ou sequer usam internet. Elas precisam se deslocar de um lugar para o outro, às vezes de ônibus, gastando dinheiro de passagem, com o objetivo de manter o nome limpo e não correr o risco de ter a energia de casa cortada. A via-crúcis começou no dia 1º de maio, quando as lotéricas da Caixa Econômica Federal deixaram de receber os pagamentos. Há lotéricas em praticamente todos os bairros e municípios do estado, o que facilitava a vida de quem não possui conta corrente. Agora, os únicos bancos que aceitam pagamentos nos guichês – de não correntistas - são Banco do Nordeste, Banco Sicredi e Bancoob.

O Recife tem cerca de 80 bairros, mas só em 18 deles (ver quadro) é possível encontrar estabelecimentos para quitar os débitos e manter a luz acesa dentro de casa. O bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, por exemplo, não tem local para realizar o procedimento. O mesmo acontece com Boa Viagem, Casa Amarela, Encruzilhada, entre outros.

Uma prestadora de serviço que trabalha no Bairro do Recife – pedindo para não ser identificada - caiu em prantos por não conseguir pagar a conta e temer o corte da energia,  imaginando o prejuízo que teria em perder tudo que está em sua geladeira. Ela já tinha ido em dois bancos (Bradesco e Santander), uma farmácia e um supermercado e não conseguirá deixar suas contas em dia. “Só o que sabemos é de boca a boca. Eu fui agora na Pague Menos, um amigo disse que podia ser pago lá, mas não consegui. É uma humilhação, a gente fica feito bolinha, eu já chorei muito”, contou.

Nos dois bancos citados, a trabalhadora acrescentou ter recebido a seguinte informação: só podia utilizar aqueles serviços se ela tivesse uma conta. E nos demais locais, o pagamento não foi aceito porque o vencimento tinha passado. Ela também se dirigiu aos Correios, mas lá tem um número de fichas para ser atendido por dia e havia chegado o limite.

A Celpe informou que os clientes podem pagar as contas por aplicativos de celular, mas tem gente que não sabe utilizar esses recursos, nem possuem internet. Na semana passada, a Secretaria de Direitos Humanos, por meio do Procon, instaurou uma investigação para apurar a situação, em virtude do alto número de queixas recebidas. A Celpe tem até dez dias para esclarecer os fatos.

Segundo a companhia, os estabelecimentos credenciados não podem recusar o pagamento de conta vencida. Há 650 pontos no estado credenciados para se quitar a fatura e, até o fim do ano, serão quase mil. A Celpe informou que o contrato com as lotéricas foi cancelado em decorrência de um aumento de 70% no valor da tarifa por fatura arrecadada.

“A decisão da Caixa Econômica tornou inviável a manutenção do convênio. Em respeito aos mais de 3,6 milhões de clientes, a Celpe reafirma o compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos e disponibiliza para consulta a relação da rede credenciada em seu site: www.celpe.com.br”

Onde pagar

Boa Vista
NLP Naturalista (Rua da Soledade, 345-A)
Ótica Rangel (Rua do Hospício, 194 - loja 10)
Starcell (Rua da Soledade, 315)

Água Fria
Multi Naturais (Rua Japaranduba, 37 - loja)

Alto José do Pinho
Lan House 3D (Rua Severino Bernardino Pereira, 368 - loja)
Maxx Cartucho (Rua Horácio Silva, 247)

Areias
Pequenino Tour (Av. Justiça e Paz, 315)

Brejo do Beberibe
Enilde Cosméticos (Rua Córrego da Areia, 190 - loja B)

Campo Grande
Farmacia Bem Estar do Trabalhador (Est. de Belém, 1593)

Cohab
Dantas Presentes & Variedades (Av. Santa Fé, 32)
M Alimentos (Av. São Paulo, 206)
Mercadinho Super Cumaru Ltda (Rua Monte Pascoal, 106)

Cordeiro
Digittu’s Gráfica (Av. General San Martin, 570)
Extrem (Rua Gomes Taborda, 1274 - loja 4)
Padaria Rainha do Forte (Rua Gomes Taborda, 1758)

Guabiraba
Conviniência Shalom (Av. da Recuperacao, 3255, km 57)

Ibura
AGS Confecções e Informática (Rua Dermeval Lobão, 657)
Barraca Jesus Pequenino (Rua Francisco Beltrão, 122 - casa)
H.A. bijuterias e acessórios (Rua Rio Pajeu, 123)
Jose Messias de Sena Mercadinho me (Rua Muniz Silva, 189 - casa)

Ipsep
Gráfica Ipsep (Rua Professor José Vicente, 518 - loja C)

Jordão
Farmácia (Rua Alberto Lundgren, 451)
Jordão Festas e Descartaveis (Av Maria Irene, 1094)

Nova descoberta
Equipamentos e Suprimento de Informática (Rua Nova Descoberta, 2180)

Passarinho
Farmácia Valdir (Rua Santa Tereza, 15 - loja B)

São José
Panificadora Pão Pão (Rua Imperial, 1198)
Sefox Contábeis (Rua Lourenço Sá, 40)

Santo Amaro
Farma Lirios (Av. Doutor Jayme da Fonte, 88)
Farmácia Ultra Popular (Av. Doutor Jayme da fonte, 79)

Várzea
Aninha Modas (Rua Engenheiro Vasconcelos Bittencourt, 174)
DF Informática e Gráfica (Rua Gastão Vidigal, 26 - loja 02)
lkRecargas (Rua General Polidoro, 606 - loja 01)

Vasco da Gama
Farmácia Saúde da Família (Av. Vereador Otacilio Azevedo, 1115 - loja A)