Expansão no aniversário de 10 anos Shopping Costa Dourada planeja crescer em 50% no tamanho e oferecer um leque maior de entretenimento e serviço para os consumidores

Kauê Diniz
kaue.diniz@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 04/05/2019 03:00

Com os dez anos batendo à porta, em novembro, o Shopping Costa Dourada já trabalha para colocar a data como um marco da próxima expansão. O projeto é crescer em 50% no tamanho - mais 10 mil metros quadrados de ABL (área bruta locável) -, fortalecendo o conceito de open mall, porém apostando em mais operações de entretenimento e serviço, uma tendência desse mercado no país. Os números do investimento ainda não foram finalizados, já que há algumas negociações em andamento e influenciam no valor final.

A expansão vai agregar ao shopping, localizado no Cabo de Santo Agostinho, às margens da BR 101, duas lojas âncoras - uma delas em negociação é a Renner, uma das maiores varejistas de moda do Brasil, apesar da administração do mall ainda não confirmar - e uma de material de construção, além de outras 30, chamadas de satélites. O projeto, segundo o superintendente do Costa Dourada Edesio Alves, tem a assinatura do arquiteto André Sá. O cinema, com administração própria do grupo, também será contemplado, ganhando mais quatro salas e, assim, dobrando a capacidade.

Esses projetos vêm atender à demanda crescente do empreendimento, de acordo com Edesio, que hoje possui apenas 2% a 3% de vacância, ou seja, poucos espaços para atrair novos lojistas e, no segmento de alimentação, a lotação está completa. Segundo a Associação Brasileira  de Shopping Centers (Abrasce), a quantidade de espaços desocupados nos malls em 2018 foi, em média, de 5% e a perspectiva para 2019 é de ficar entre 4,5% e 5% da área disponível para lojistas.

“Tivemos um crescimento no faturamento de 14% em 2018, em relação a 2017. Um número muito bom para um shopping, diante de um mercado que passou por um período não tão favorável. Em 2019, nos últimos três meses, foram gerados 350 novos empregos. Lojas abriram e outras ampliaram”, comenta Edesio, que assumiu a superintendência-geral do mall em outubro, após cerca de quatro anos na gerência de marketing.

Dentro das novas operações que chegaram ou estão para inaugurar no mall estão a Laser Eletro, Sonho dos Pés, Ciclone e Thallys Kids, todas abertas em abril. A Toyolex vai abrir, em maio, uma loja na área de serviços com a ideia de deixar em exposição, segundo Edesio, alguns de seus modelos. Já a Ricardo Eletro trocou de ponto e ressurge, neste mês, remodelada com um formato apostando em produtos de tecnologia.

Hoje, 50% do público do centro de compras são habitantes do Cabo, cerca de 25% de Ipojuca e 10%, Escada - 75% são na faixa de até 38 anos. Mas, sobretudo no horário do almoço, durante a semana, o mall agrega à sua frequência executivos e funcionários em geral de empresas localizadas no Complexo de Suape. Por isso, o Costa Dourada pretende atrair um restaurante de conceito premium para ser uma oferta a mais ao público.