COMéRCIO & SERVIçOS » Acqio lança franquia de TEF do varejo Maior franqueadora nacional de maquininhas de cartão, a empresa visa o mercado de automação comercial e revendas

Anamaria Nascimento
anamarianascimento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 29/06/2019 09:00

Com cinco anos de atuação e sede no Recife, a Acqio, maior rede de franquias de maquininhas de cartão do país, lançou esta semana a Acqio TEF, um modelo de franquia para pequenos e médios estabelecimentos varejistas. O lançamento, na 28ª edição da feira ABF Franchising Expo, em São Paulo, oferece soluções integradas para pagamentos eletrônicos com o sistema TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e vai atender padarias, farmácias e mercados, entre outros segmentos de comércio e serviços.

O novo modelo difere-se da estrutura atual das franquias Acqio, focadas na comercialização de POS (Point of Sale ou Ponto de Venda), as maquininhas portáteis de cartão. A tecnologia TEF permite ao varejista atuar com uma grande variedade de cartões e ter maior controle sobre as transações. “Nosso público-alvo para este produto são empresas do mercado de automação comercial e revendas de tecnologia (software e hardware), que desenvolvem soluções personalizadas às necessidades do pequeno e médio empresário”, explica o CEO da Acqio, Robson Campos. “Queremos conferir maior competitividade às redes varejistas menores ao aprimorar seus sistemas de pagamento”, pontua.

No POS, solução mais conhecida como maquininha de cartão portátil, o recibo é impresso no próprio equipamento. Quando ocorre algum problema ou defeito, a empresa responsável precisa ser acionada para consertar ou substituir o produto. A mobilidade é o principal diferencial do sistema. Já o TEF é mais comum em empresas de maior porte, como supermercados e lojas de eletrônicos, com grande volume de vendas no cartão, sempre acima de R$ 30 mil por mês e oferece uma maior facilidade para controlar as vendas. Trata-se de um software que captura as transações e as envia para a rede adquirente via internet ou links.

O programa fica instalado no computador do caixa do estabelecimento que precisa ter um sistema de automação comercial e uma impressora fiscal. O sistema é exigido por lei em alguns estados, como Pernambuco que, em maio de 2018, publicou o decreto 46.087, determinando que a emissão de comprovantes de pagamentos feitos por meio de cartão de crédito e débito deve estar vinculada a NFC-e correspondente. “A TEF inibe sonegação porque tem todo um caminho que o crédito percorre até chegar à conta corrente do lojista. Esse crédito é auditado, passa pela Receita Federal. Para esse modelo, o franqueado tem que ter uma estrutura maior, como um escritório e uma equipe”, explica o diretor comercial do canal de franquias da Acqio, Antonio Brizoti Junior.

A estrutura do modelo de franquia de TEF desenvolvida pela Acqio segue ainda as diretrizes da Lei de Franquias (8.955/1994) e oferecerá, aos novos franqueados da rede, o software da empresa e soluções sob medida criadas para os estabelecimentos varejistas.

O lançamento segue ainda a missão da empresa de oferecer serviços financeiros com foco nas classes C, D e E. A microfranquia da marca tem investimento inicial de menos de R$ 8 mil e mais de 1,3 mil unidades no Brasil. Os números colocam a startup entre as 25 maiores redes de franquias do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O prazo de retorno do investimento inicial é de seis a 12 meses.

Uma das premissas da Acqio é estimular o relacionamento de empreendedor para empreendedor entre franqueados e lojistas. “Quem utiliza as maquininhas da Acqio usufrui de vantagens como parcelamento de qualquer valor em até 12 vezes e função multilojista, enquanto nossos franqueados conquistam rentabilidade a partir de comissões pela venda de maquininhas e pelas transações dos clientes”, explica Campos.

Durante a ABF Franchising Expo, a Acqio lançou também uma solução de conta digital. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 60 milhões de desbancarizados, ou seja, pessoas que procuram novas maneiras de cuidar do dinheiro, fugindo dos bancos. “A Conta Digital Acqio é a nova forma de atingirmos este público e facilitar ainda mais a relação com nossos franqueados e os lojistas, pois o modelo garante amplo crescimento”, pontua o CEO da Acqio, Robson Campos. A Conta Digital Acqio será voltada para franqueados e lojistas e, a partir do próximo mês, a todos os interessados.

História
A startup foi fundada por dois ex-alunos do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Igor Gatis e Gustavo Danzi, que estudaram na mesma turma, em 1999. O setor de tecnologia fica instalado no Porto Digital do Recife, mas a empresa mantém escritórios em São Paulo e na Paraíba.

Atualmente, é a maior rede de franquias do segmento de pagamentos eletrônicos e ocupa a 15ª posição no ranking de rede de franquias brasileiras, de acordo com a ABF. A marca atua como uma subadquirente, oferecendo um modelo de negócios disruptivo de investimento inicial a partir de R,9 mil, em que franqueados recebem comissões a cada venda de POS, além de percentuais sobre cada transação capturada pelas máquinas de cartão. A empresa possui o selo RA1000, do ReclameAQUI, um dos mais importantes títulos de relacionamento com o cliente do país, e recebeu, por dois anos consecutivos, o Selo de Excelência em Franchising da ABF.