Desafio de sobreviver no mercado 4.0
Trend Talk Sucesu vai debater as saídas para os pequenos empreendedores não serem engolidos pela modernidade
Publicação: 27/07/2019 03:00
Um fato comum a quem ingressou no mercado de trabalho há mais de 20 anos, 25 anos e continua na ativa é questionar-se como era possível, no passado, produzir sem o uso de ferramentas hoje essenciais como sites de busca, aplicativos para conversa ou mídias sociais. Uma verdadeira revolução tecnológica tomou conta de todas as áreas de atuação desde então. Adaptação e dinamicidade, portanto, viraram palavras-chaves para empresários dos mais diversos segmentos. Quais, então, as estratégias que as pequenas empresas precisam tomar para se manterem em destaque neste panorama? Este é o tema a ser abordado pelo superintendente do Sebrae Pernambuco, Francisco Saboya, no Trend Talk Sucesu PE (Sindicato dos Usuários de Tecnologia). O encontro será na próxima quarta-feira, às 18h30, no Fiordes Bistrô, em Santo Amaro.
O Trend Talk é um jantar descontraído que reúne a classe empresarial pernambucana uma vez por mês para discutir temas de interesse comum. Na próxima reunião, o objetivo é enumerar as estratégias que as pequenas empresas precisam desenvolver para garantir a sobrevivência no mercado pós-revolução tecnológica. O palestrante possui experiência no assunto. Saboya é superintendente do Sebrae Pernambuco, conselheiro do Softex Recife e do C.E.S.A.R. Durante 11 anos ocupou o cargo de presidente do Porto Digital. É graduado em Ciências Econômicas e mestre em Engenharia de Produção pela UFPE.
Ele afirma que os principais desafios do pequeno negócio, atualmente, são basicamente sobreviver e prosperar em um mundo digital conectado e em rede. “E por que isto é um desafio? Porque existem dinâmicas no mercado que estão sendo configuradas cada vez mais por relações em rede, suportadas pela internet e por plataformas digitais de que o pequeno negócio está se distanciando. O consumidor final é um elemento cada vez mais digital, ele se utiliza dos instrumentos e tecnologias digitais simples para se relacionar com as pessoas. O pequeno empreendedor, entretanto, ainda é muito analógico”, explica, destacando a assimetria muito grande e que cresce, todos os dias, estatisticamente, distanciando ambos. “O consumidor final é uma lebre digital, enquanto o pequeno negócio estaria mais para uma tartaruga analógica”,
Saboya afirma ainda que se o pequeno negociante não tiver uma estratégia digital não se conecta com seu consumidor, acabando por desaparecer. “Estou dizendo isso suportado em números. Nos shoppings brasileiros, espaços extremamente dinâmicos e competitivos, há, atualmente, 12.500 lojas fechadas. Nas ruas, multiplica-se por “N” vezes, visto que o comercio tradicional está indo para o espaço e isto é uma questão diagnosticada já em demasia. Por isso, o papel de uma instituição como a Sucesu que promove discussões, reflexões e encontros, de agentes que podem fazer a diferença e contribuir para a mudança e transformação da sociedade e dos negócios dentro dela é muito grande”, conclui.
O outro palestrante da noite será Renan Hanouche, CEO at Stape Music, Co-Founder at Saly, Let’s and Justin.Ele vai falar sobre
As tecnologias revolucionárias: Entendendo como a IA, a Cloud computing, Big Data, 5G, Blockchain e IOT estão, juntas e misturadas, transformando o mundo e os negócios.
O Trend Talk é um jantar descontraído que reúne a classe empresarial pernambucana uma vez por mês para discutir temas de interesse comum. Na próxima reunião, o objetivo é enumerar as estratégias que as pequenas empresas precisam desenvolver para garantir a sobrevivência no mercado pós-revolução tecnológica. O palestrante possui experiência no assunto. Saboya é superintendente do Sebrae Pernambuco, conselheiro do Softex Recife e do C.E.S.A.R. Durante 11 anos ocupou o cargo de presidente do Porto Digital. É graduado em Ciências Econômicas e mestre em Engenharia de Produção pela UFPE.
Ele afirma que os principais desafios do pequeno negócio, atualmente, são basicamente sobreviver e prosperar em um mundo digital conectado e em rede. “E por que isto é um desafio? Porque existem dinâmicas no mercado que estão sendo configuradas cada vez mais por relações em rede, suportadas pela internet e por plataformas digitais de que o pequeno negócio está se distanciando. O consumidor final é um elemento cada vez mais digital, ele se utiliza dos instrumentos e tecnologias digitais simples para se relacionar com as pessoas. O pequeno empreendedor, entretanto, ainda é muito analógico”, explica, destacando a assimetria muito grande e que cresce, todos os dias, estatisticamente, distanciando ambos. “O consumidor final é uma lebre digital, enquanto o pequeno negócio estaria mais para uma tartaruga analógica”,
Saboya afirma ainda que se o pequeno negociante não tiver uma estratégia digital não se conecta com seu consumidor, acabando por desaparecer. “Estou dizendo isso suportado em números. Nos shoppings brasileiros, espaços extremamente dinâmicos e competitivos, há, atualmente, 12.500 lojas fechadas. Nas ruas, multiplica-se por “N” vezes, visto que o comercio tradicional está indo para o espaço e isto é uma questão diagnosticada já em demasia. Por isso, o papel de uma instituição como a Sucesu que promove discussões, reflexões e encontros, de agentes que podem fazer a diferença e contribuir para a mudança e transformação da sociedade e dos negócios dentro dela é muito grande”, conclui.
O outro palestrante da noite será Renan Hanouche, CEO at Stape Music, Co-Founder at Saly, Let’s and Justin.Ele vai falar sobre
As tecnologias revolucionárias: Entendendo como a IA, a Cloud computing, Big Data, 5G, Blockchain e IOT estão, juntas e misturadas, transformando o mundo e os negócios.