Do Recife com destino direto à cidade do Porto A partir de dezembro, a Azul vai começar a operar o trecho. Capital passa a ser a única do Nordeste a ter voo de companhia nacional direto para a Europa

Publicação: 25/04/2024 03:00

O Recife e a cidade do Porto, em Portugal, estarão conectadas diretamente a partir de dezembro. A novidade foi lançada em reunião realizada em Brasília, ontem. A Azul vai operar a nova rota.

O anúncio contou com a presença do prefeito João Campos, do secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “A gente anuncia hoje (ontem) o voo entre Recife e a cidade do Porto, em Portugal, uma ação conjunta da prefeitura, Ministério de Portos e Aeroportos, Câmara Federal, Ministério do Turismo e a Azul, consolidando o Recife como o maior hub do Nordeste brasileiro. A nossa cidade passa a ser a única capital brasileira do Nordeste a ter um voo de companhia nacional direto para a Europa.  Que a gente possa consolidar a aviação como instrumento de gerar emprego, desenvolvimento econômico e fortalecer a nossa cidade”, destacou João Campos.

O mercado português tem uma grande relevância para os brasileiros. Essa realidade é concretizada pela alta quantidade de voos diretos entre Brasil e Portugal, operados por diferentes companhias aéreas. Só em março deste ano, foram 91 voos semanais, conectando o país europeu a várias cidades brasileiras.

A efetivação da rota Recife-Porto consagra a capital do Estado como pioneira no Nordeste a oferecer voos diretos para Porto. Atualmente, apenas São Paulo e Rio de Janeiro possuem essa conexão. A cidade portuguesa é o 5º destino mais procurado pelos pernambucanos.

Além de fortalecer a importância do Recife no cenário global, a nova conexão irá contribuir para fomentar ainda mais o crescimento econômico e turístico na Região Nordeste, reforçando a posição da capital pernambucana como um centro aéreo estratégico regional.