Planos funerários vêm atraindo mais jovens Serviço garante planejamento financeiro e reduz complicações burocráticas em um momento delicado. Nas empresas, clientela de até 40 anos vem crescendo

Thatiany Lucena

Publicação: 15/04/2024 03:00

Em meio a um cenário de incertezas, que nos fazem refletir algumas questões como a possibilidade de despesas extras com a partida de um ente querido, começou a crescer o número de consumidores, principalmente mais jovens, interessados em planos de assistência funeral. A faixa etária representa, em média, 10% do público acobertado pelas empresas que prestam esse tipo de serviço, que tem como objetivo otimizar burocracias e também oferecer planejamento.

Um funeral básico custa, em média, R$ 2.400, sem levar em consideração as despesas com o sepultamento ou cremação. Diante disso, um planejamento financeiro se faz necessário para muitas famílias. “É uma forma de aliviar encargos emocionais e financeiros para os familiares, proporcionando segurança e tranquilidade para aqueles que são mais importantes para nós”, destaca o gerente comercial do Grupo Morada, Jarlyson Rocha.

De acordo com ele, 14,43% das vidas cobertas pelo Morada da Paz Essencial se enquadram no perfil de 18 a 25 anos. “O aumento nas vendas de planos funerários para jovens é atribuído a uma abordagem inovadora e sensível que adotamos. Destacamos a importância do planejamento financeiro desde cedo, oferecemos opções flexíveis e personalizadas, e adotamos uma comunicação eficaz que reflete com a realidade dos jovens”, afirma.

Esse é o caso da vendedora Leylla Gomes, de 22 anos, que recentemente adquiriu um dos planos oferecidos, após a morte do seu avô. “É meio complicado lidar com os trâmites de um funeral. Fica menos sofrido para quem já está enfrentando um momento muito delicado. Tenho a minha avó idosa em casa e nós nunca saberemos quando será preciso acionar o plano”, completa.

Esse crescimento também foi percebido pelo Grupo Zelo. No recorte dos planos adquiridos neste primeiro trimestre, a empresa obteve 21% dos novos clientes na faixa etária até 40 anos. Comparando com 2023, foi um crescimento de 3,5%.

Para Roberto Toledo, diretor de Operações e Sustentabilidade, a pandemia impulsionou o interesse das famílias em se precaverem diante da possibilidade de uma despesa inesperada. “A partir da ocorrência da pandemia, muitas famílias se depararam com situações inesperadas e foram surpreendidas com a necessidade de custear valores com o funeral, e muitos deles não tinham nenhuma cobertura para isso”, ressalta.

O Memorial Vale da Saudade tem 10% dos clientes na faixa etária entre 21 e 40 anos. Para a gestora Comercial e de Marketing, Rosângela Pinheiro, um dos fatores que podem ter contribuído para esse crescimento é que hoje os planos funerários contemplam mais vantagens. “São planos funerários, porém com benefícios em vida. Em momentos de perda as pessoas podem contar com grupos de apoio terapêutico. Além disso, os planos também oferecem descontos em farmácias, cursos e também em cinemas”, afirmou.