Acelera com Etanol une produtores no estado Movimento tem como intuito fortalecer o debate na sociedade sobre as vantagens no uso do combustível, que é limpo, descarbonizador e acessível

Thatiany Lucena

Publicação: 26/07/2024 03:00

Com a coordenação do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), foi lançado em Pernambuco o movimento Acelera com Etanol. A iniciativa tem como intuito estimular o consumo do etanol, um combustível “limpo, descarbonizador e acessível”.

Pernambuco é o segundo maior produtor do Norte e Nordeste de matérias-primas destinadas às produções sucroenergéticas, o que faz com que o estado seja um importante produtor de açúcar, etanol e bioeletricidade.

O presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, destaca os principais objetivos do movimento. “O setor sucroenergético nacional vem procurando valorizar o seu produto, o etanol, de forma mais contínua. O etanol possui características ambientais que tem por objeto o abastecimento de automóveis com o perfil que promove melhorias ambientais com o combustível”, explica.

De acordo com dados da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia-SP), na comparação com a gasolina, o etanol hidratado, produto vendido nas bombas dos postos, emite até 90% menos CO2.

Renato ressalta ainda que hoje os produtores já conseguem  vender diretamente o etanol para uma parte dos postos por lei. “Só recentemente houve uma lei, onde o setor pode vender diretamente a postos não bandeirados. Com isso, há um esforço de uma divulgação mais pedagógica e construtiva do uso do etanol”, disse.

COMPETITIVIDADE
O Acelera com Etanol pretende unir forças com os demais movimentos que ocorrem no Brasil para incentivar a população a usar o combustível. O país é o segundo maior produtor de etanol do mundo, perdendo apenas dos Estados Unidos. Na safra 2022/2023, foram produzidos cerca de 31 bilhões de litros de etanol, com a maior parte sendo etanol anidro (misturado com gasolina) e o etanol hidratado (usado como combustível puro).