DIARIO ECONôMICO » Ataques cibernéticos

por Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 29/08/2024 03:00

Os ataques cibernéticos no Recife cresceram 35% neste ano de 2024, com os setores de saúde e o segmento financeiro figurando no topo da lista de ataques registrados, não por acaso. O Recife é hoje o segundo maior polo médico do país, ficando atrás apenas de São Paulo. A capital pernambucana é também o coração financeiro do Norte e Nordeste. Aqui operam corretoras como a XP, Finacap, Banco Safra, BTG Pactual e Athena BGA, entre outras.

As duas áreas são consideradas infraestruturas críticas, por terem impacto direto na vida das pessoas, e por terem grande potencial financeiro viram alvos preferenciais dos hackers. Marcelo Branquinho, CEO da TI Safe, empresa pioneira em cibersegurança e líder de mercado na América Latina, explica que é preciso esquecer a visão romântica que se tinha dos hackers, que invadiam grandes sistemas por status. “Os ataques cibernéticos hoje visam o ganho financeiro. Eles sequestram os dados das empresas, pedem resgate, e depois ficam fazendo chantagem ameaçando divulgar os conteúdos estratégicos”, explica.

Ah, e tem mais. Não pense que esses grupos de hackers estão todos sediados na Rússia e países vizinhos. “Dos dez maiores grupos focados em ataques a empresas do setor de energia, quatro são brasileiros. Eles funcionam como verdadeiras empresas, não são mais aqueles pequenos grupos, ou pessoas isoladas, que se divertiam invadindo sistemas”, destaca.
 
Invasões coordenadas por Inteligência Artificial
O assunto ficou mais grave com a Inteligência Artificial. “Hoje há GPT pra tudo, inclusive para os hackers. Nos ataques movidos por IA, a inteligência artificial identifica a barreira e  encontra uma forma de driblar”, explica Marcelo Branquinho. O CEO da TI Safe acrescenta que, se temos a IA do mal, temos também a IA do bem. “É como antigamente, quando tínhamos os Blackhat hackers (do mal) e os Whitehat hackers (do bem).
 
Tech Woman
No próximo sábado (31) será realizada a 2ª edição do Tech Woman, no Armazém Catorze, no Bairro do Recife. O evento é exclusivo para mulheres, cis ou trans, que trabalham com TI ou desejam realizar a migração de carreira para a área.
 
Doze mil APs
A Exata Engenharia comemora as 12 mil unidades habitacionais entregues em 40 anos de atividade, somando mais de 700 mil metros quadrados de área construída. A versatilidade é uma marca da construtora, que atua do MCMV ao segmento de luxo.
 
Petribu lança novo empreendimento em Carpina
Com Valor Geral de Vendas superior a R$ 200 milhões, a Petribu Desenvolvimento Urbano (PDU) apresentou, o Trapuá Shopping Park, novo empreendimento em Carpina que integra o masterplan Reserva do Trapuá. Nesta fase inicial serão comercializadas 104 unidades, entre casas térreas e duplex, com preços a partir de R$ 519 mil.