BC volta a subir taxa Selic após mais de 2 anos Comitê de Política Monetária aumenta juros básicos da economia em 0,25 ponto percentual, ficando em 10,75% ao ano. É o 1º aumento desde agosto de 2020

Publicação: 19/09/2024 03:00

A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o Banco Central (BC) elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro

A última alta dos juros ocorreu em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após passar um ano nesse nível, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial, ficou negativo em 0,02%.

EUA
O Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, anunciou nesta quarta-feira (18/9) um corte de 0,50 ponto percentual na taxa de juros, levando-a para o intervalo de 4,75% a 5% ao ano. Esta é a primeira redução na taxa de juros desde março de 2020, quando o Fed buscou mitigar os impactos econômicos da pandemia. A decisão seguiu as sinalizações recentes do presidente do Fed, Jerome Powell. Ele havia sugerido a possibilidade de cortes nas taxas para impulsionar a economia norte-americana, que enfrenta uma desaceleração. (Agência Brasil e Correio Braziliense)