Ceasa do estado lança loja online de hortifrúti Nesta primeira fase, plataforma focará em atender estabelecimentos como restaurantes, padarias e lanchonetes. Ceasa Mais é um projeto pioneiro no país

Thatiany Lucena

Publicação: 18/09/2024 03:00

Focando em sua transformação digital, o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE) lançou oficialmente, ontem, o Ceasa Mais, loja online dedicada ao comércio de hortifrúti na Região Metropolitana do Recife.  

Nesta primeira etapa, que vai de 2024 a 2025, o e-commerce exclusivo (www.ceasamais.com.br/) focará em atender restaurantes, lanchonetes, padarias, hortifrúti e outros estabelecimentos que demandam produtos de hortifrúti, armazém e grãos.  

Com um projeto pioneiro em todo o Brasil, o Ceasa Mais faz parte do processo do programa de transformação e inclusão digital dos permissionários do Ceasa-PE. Os clientes interessados devem realizar um cadastro na plataforma e, após aprovação, poderão iniciar suas compras.

O presidente do Ceasa-PE, Bruno Rodrigues, explica que além de oferecer um canal de vendas a mais para os comerciantes e maior facilidade de compra para os usuários, a plataforma também terá produtos com preços mais baixos.

“O cliente vai comprar mais barato, já que vamos ter uma cotação diária, tipo um leilão interno dos quais participarão todos os comerciantes que estão na plataforma. A grande maioria das pessoas jurídicas aqui na Região Metropolitana do Recife compram aqui no Ceasa e isso vai facilitar muito”, afirma Bruno, destacando ainda que a adesão é opcional para os permissionários.

Ainda de acordo com o presidente, o Ceasa Mais também irá amenizar o fluxo de veículos e otimizar a mobilidade interna do Ceasa. “Na hora que a gente consegue fazer entrega de ponta a ponta, isso facilita o nosso trânsito interno. Nós temos aqui uma categoria de quase 200 transportadores, eles também estão envolvidos nessa cadeia. Esse é um movimento que todos ganham”, comemora.

O centro de distribuição do Ceasa Mais e as operações do e-commerce serão centralizados no Ceasa-PE, permitindo que a cooperativa local de transportadores também seja beneficiada com o aumento da demanda pelos serviços.

O objetivo da iniciativa é impulsionar o mercado de produtos hortifrúti no Grande Recife, oferecendo mais praticidade, agilidade e mais economia para os clientes, que poderão receber as encomendas diretamente em seus estabelecimentos.

Além dos benefícios, os clientes também contarão com a estrutura sanitária do Ceasa-PE, garantindo uma fiscalização que oferece a qualidade dos produtos e a segurança alimentar.

Durante a apresentação, o diretor do Ceasa Mais, Rodrigo Almeida, ressaltou que todos os produtos vendidos na plataforma precisam ser comprados dos comerciantes do Ceasa. “Não se trata de uma concorrência com os permissionários e sim de mais um canal de vendas, que muitos deles ainda não tinham. Alguns já tinham a sua clientela pelo WhatsApp e isso continua acontecendo”, disse. Ainda de acordo com Rodrigo, os clientes também poderão acessar no sistema o histórico de preços e obter a formalização fiscal, pois todas as compras geram notas fiscais.

INÍCIO DA OPERAÇÃO

Lançado inicialmente de forma experimental no segundo semestre de 2023, o e-commerce do Ceasa já conta com mais de 100 permissionários cadastrados na plataforma. Com um catálogo de mais de 700 produtos, o Ceasa Mais já alcançou a marca de 2 mil pedidos processados e mantém um crescimento médio de 25% ao mês no volume de vendas desde o início da sua operação. Para 2024, o Ceasa já projeta um volume de negócios de aproximadamente R$ 10 milhões pela plataforma.

Atualmente, o serviço realiza entregas em toda a Região Metropolitana do Recife e em outras localidades como Porto de Galinhas e Gravatá. A expectativa do Ceasa-PE é de expandir para outras cidades do estado, de acordo com as demandas locais.