RECIFE » Centro de dados regionais inaugurado

Thatiany Lucena

Publicação: 26/11/2024 03:00

O Nordeste conta agora com um centro inédito de dados regionais sobre economia, indicadores sociais e pesquisas de interesse público, com a inauguração, ontem, da 1ª Casa Brasil IBGE Sudene da região. O funcionamento da unidade, na sede da Sudene, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, é fruto da parceria entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa é a segunda unidade da Casa Brasil IBGE Sudene no país, até o momento, o equipamento funcionava apenas em um espaço, localizado no Rio de Janeiro. Após o lançamento, o primeiro acervo de informações regionalizadas do Nordeste, estará disponível para visitação da população por meio de agendamento no site. Além de ser fonte de pesquisa, os dados servirão como base para a elaboração de políticas públicas nas cidades da região.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, ressaltou a importância do funcionamento desse local, que é o primeiro no Brasil fora do Sudeste. “Esse movimento, de descentralizar o acesso aos dados, favorece as ações dos gestores públicos, governadores, prefeitos e vereadores. A sociedade em geral, de posse dessas informações, pode, de certa forma, construir um país diferente”, disse o representante do IBGE.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou a importância do acordo de cooperação entre as duas instituições. “Essas informações vão beneficiar não só aqueles que estão na gestão pública a tomar as melhores decisões, mas ajudar a sociedade, através da transparência, a ter acesso às informações. Além de ajudar os que querem empreender aqui na região, fazer pesquisa, ciência e inovação. Ou seja, são quase um bilhão e meio de dados que estarão disponíveis para que a gente possa formular políticas de desenvolvimento da região Nordeste”, disse Danilo.