por Pedro Ivo Bernardes
Publicação: 20/03/2025 03:00
O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou, nesta quarta-feira (19), o aumento da taxa básica de juros, a Selic, em um ponto percentual, chegando a 14,25% ao ano. Até aí, nada diferente do previsto, uma vez que a autoridade monetária já tinha feito essa sinalização na última reunião, quando a elevação foi também de um ponto percentual. A novidade ficou por conta da sinalização de uma alta menor, de meio ponto percentual, na próxima reunião do colegiado, reduzindo o ritmo do aperto monetário.
Pode parecer contraditório, mas apesar da nova alta, a taxa de juros real do Brasil caiu de 9,18% em janeiro para 8,79% agora. Segundo levantamento realizado pela consultoria MoneYou, mesmo com a elevação da taxa básica de juros para 14,25%, o país deixou o posto de líder entre as maiores taxas de juros do mundo, no começo do ano, passando para a quarta posição neste mês de março. Isso é possível porque a taxa real é obtida descontando-se a inflação projetada para o ano, atualmente em 5,49%.
Ambas se relacionam de forma similar com o mercado financeiro. A Selic baliza uma série de investimentos, principalmente os de renda fixa, que tendem a refletir a taxa básica da economia. São exemplos dessas aplicações os Tesouro Direto, Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito Agrícola (LCAs). A rentabilidade dos investimentos, no entanto, é definida a partir do juro real, já que só há ganho quando o rendimento for maior que a inflação.
Exposição traz franquias para o Recife
Começa nesta quinta-feira (20), no RioMar, a 6ª edição da Expo Franquias Nordeste. Este ano o evento conta com mais de 80 marcas em exposição e a expectativa de público é de 6 mil pessoas entre os dias 20 e 22. Para quem pretende investir em uma marca já consolidada, há opções para vários tipos de gostos e bolsos.
Giraffas Nordeste
Focada na sua expansão, a rede Giraffas prevê inaugurar dez novas unidades este ano no Norte e Nordeste. A previsão é de um investimento de R$ 8 milhões. Pernambuco e Amazonas, ambos com dez unidades, são os estados com mais lojas da rede nas duas regiões.
Dislub com novo CEO
A Dislub Equador, grupo presente em 15 estados brasileiros, anunciou a chegada do executivo Marcelo Magalhães como novo CEO da empresa. Magalhães assume o posto até então ocupado por Sérgio Lins, que passa a integrar o Conselho de Administração do grupo.
Tira dúvidas sobre Imposto de Renda
O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Pernambuco, com apoio do Conselho Regional de Contabilidade, realiza, nesta quinta (20) e sexta (21), um plantão do Projeto Declare Certo no Home Center Ferreira Costa da Tamarineira. O projeto, realizado há 14 anos, busca auxiliar as pessoas com dúvidas sobre a Declaração de Imposto de Renda.