Novo PAC Seleções recebe 1.291 propostas do estado Governo federal recebeu mais de 35 mil projetos para o programa que possui um orçamento de R$ 49,2 bilhões e busca fortalecer a infraestrutura dos municípios

Publicação: 05/04/2025 03:00

O Governo federal recebeu 35.119 propostas para a segunda edição do Novo PAC Seleções 2025, sendo 1.291 projetos de Pernambuco. Com um orçamento de R$ 49,2 bilhões, o programa busca fortalecer a infraestrutura dos municípios brasileiros, ampliando o acesso a serviços essenciais como saúde, educação e mobilidade urbana.

No estado foram nove propostas elaboradas pelo governo estadual, enquanto 1.281 partiram das prefeituras e uma foi apresentada por consórcio. Recife lidera entre as cidades pernambucanas com maior número de propostas, totalizando 21 inscrições. Em seguida, aparecem Igarassu e Paulista, ambas com 13, Cabo de Santo Agostinho, com 12, e Jaboatão dos Guararapes, com 11. Nacionalmente, a capital pernambucana figura entre as cidades com mais solicitações, ao lado de Porto Velho (RO) e Goiânia (GO).

Os investimentos do Novo PAC Seleções 2025 contemplam quatro eixos principais: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; e Cidades Sustentáveis e Resilientes. O estado apresentou propostas para todas essas frentes, com destaque para a área da saúde, que concentra a maior quantidade de pedidos.

Entre os projetos pernambucanos nessa área estão a solicitação de 178 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS), 175 kits para teleconsulta e 150 Unidades Odontológicas Móveis. Além disso, foram encaminhados pedidos para a construção de 141 novas UBS, 97 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a renovação e ampliação da frota do Samu.

No eixo de Educação, Ciência e Tecnologia, Pernambuco pleiteia 170 veículos do programa Caminho da Escola para transporte escolar e a construção de 109 creches e escolas de educação infantil. Já na área de Infraestrutura Social e Inclusiva, o estado inscreveu 142 projetos para espaços esportivos comunitários.

As cidades pernambucanas também apresentaram 35 propostas para drenagem urbana, 34 para contenção de encostas e cinco para urbanização de favelas no eixo de Cidades Sustentáveis e Resilientes.