PIB tem crescimento de 6,2% no estado
Dados preliminares do governo de Pernambuco se referem ao último trimestre de 2024 e representam quase o dobro da média no Brasil
Thatiany Lucena
Publicação: 02/04/2025 03:00
![]() | |
Agropecuária é setor considerado como motor de desenvolvimento de Pernambuco |
Pernambuco concluiu o quarto trimestre de 2024 com um crescimento de 6,2% do Produto Interno Bruto (PIB), em comparação ao mesmo período de 2023. O crescimento da economia pernambucana no período foi quase o dobro da média no Brasil, que foi de 3,6%. Para o economista Ecio Costa, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a economia do estado deve continuar crescendo ao longo de 2025, porém Pernambuco deve enfrentar em 2025 o desafio da desaceleração econômica do Brasil em função das altas taxas de juros, desde o segundo semestre do ano passado.
Por outro lado, Ecio Costa destacou que Pernambuco tem o suporte de uma série de investimentos anunciados que devem ajudar a fortalecer o estado e fazer com que o crescimento do PIB continue. “São investimentos anunciados do setor privado, que passa dos R$ 30 bilhões; o novo PAC, que está prometendo várias obras que passam de quase 92 bilhões para os próximos anos. S”, disse.
De acordo com os dados preliminares do PIB estadual, divulgados ontem pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE), todos os setores econômicos do Estado cresceram acima da média do país no quarto trimestre e no acumulado do ano de 2024. Os índices foram calculados pelo Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE), vinculado à Seplag-PE.
“É mais um excelente dado que reforça que Pernambuco está registrando números históricos que não se via há 15 anos e acima da média do Brasil. Isso é resultado do empenho da gestão da governadora Raquel Lyra para aumentar a capacidade de investimentos e melhorar o ambiente de negócios do Estado, retomando protagonismo de Pernambuco no Nordeste”, disse o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.
Na última segunda-feira, durante o evento de lançamento do Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, celebrou o desempenho da economia. “Fechamos o último quadrimestre de 2024 com mais do que o dobro do crescimento do PIB Nacional, 6.2%, puxado muito pela indústria de transformação e pela agropecuária e esse é um motor de desenvolvimento para o nosso estado. A gente sabe que a infraestrutura é fundamental para garantir competitividade”, afirmou.