Conta possibilita iniciar a educação financeira

Publicação: 03/05/2025 03:00

O educador e personal financeiro Leandro Trajano orienta os tutores e responsáveis a começar a introduzir para as crianças e adolescentes os conceitos básicos sobre dinheiro e planejamento de gastos, além de ressaltar a importância de escolher uma instituição segura e responsável; já que os dados dos jovens serão compartilhados com a empresa.

“Uma conta bancária pode ser a fonte de liberdade de organização e planejamento para o hoje e para o amanhã”, explica Trajano.

Ele ressalta ainda que “é preciso abrir uma conta voltada para esse público”. No entanto, o especialista completa que não existe faixa etária ideal para começar.

“Pode começar cedo, se houver uma orientação gradativa, consistente. O importante é que comece. A infância é uma fase muito boa para começar a introduzir o universo da educação financeira. E depois, ao universo bancário, mais na adolescência, a partir dos seus 12 anos. A conta bancária, com orientação e conscientização, pode progredir de uma forma mais tranquila”, finaliza.

COMPORTAMENTO

Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, em 2024, 7% dos jovens da geração Z (entre 18 e 25 anos) jamais pisou numa agência bancária, enquanto 26% nunca realizou um depósito em dinheiro físico. Para a Febraban, “os bancos digitais se tornaram grandes atrativos para iniciar essa relação de dinheiro dos jovens, com conta bancária, cartão de débito e crédito, além da possibilidade de estabelecer metas para o futuro com investimentos”.