Cada vez mais jovens possuem conta bancária
São cerca de dez milhões de clientes abaixo dos 18 anos no Brasil. Contato cedo com finanças aumenta possibilidades de uma relação saudável com o dinheiro
Cecília Belo
Publicação: 03/05/2025 03:00
![]() | |
Instituições oferecem contas, inclusive, com possibilidades de investimentos |
Lidar com dinheiro físico e, principalmente, digital, tornou-se realidade para cerca de dez milhões de crianças e adolescentes que possuem contas bancárias no Brasil, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A instituição argumenta que o contato desde cedo com as finanças é positivo e aumenta as possibilidades dos jovens desenvolverem uma relação saudável com o dinheiro quando adultos, além de ajudar a compreender melhor o funcionamento da área.
“O instrumento da conta bancária é o primeiro passo para a mãe, pai, responsável ou tutor inserir na vida da criança ou jovem a educação financeira. Também é uma boa oportunidade de aplicar na prática os conceitos de ganhar, gastar e poupar em um único local”, afirma a Federação.
A estudante Lígia Gonçalves, de 14 anos, tem uma conta digital desde fevereiro de 2025. Ela utiliza principalmente o Pix para pagamentos de compras no dia a dia. Lígia acredita que ter uma conta bancária própria a tornou mais cuidadosa com seus gastos, inclusive com relação aos golpes financeiros. “Eu sempre fui muito cuidadosa com dinheiro, mas eu sinto que me tornei bem mais por ficar mais atenta a golpes e até mesmo em não transferir um valor maior que o necessário”, ressaltou.
A decisão de abrir uma conta bancária partiu dela e de sua mãe, Andressa Gonçalves, 38. Para a mãe de Lígia, garantir essa segurança e independência para a filha é essencial, já que a adolescente estuda em período integral e passa o dia fora de casa.
Segundo ela, a adolescente é organizada e gosta de poupar. “Ela sempre foi muito organizada. E agora, ela está mais! Às vezes, eu nem lembro que eu já mandei dinheiro pra ela e ela diz que não gastou. Ela sempre tá com o ‘trocadinho’ dela ali, porque ela não gasta, sempre tá juntando”, disse Andressa.
DADOS
Desde 2023, a Nu Pagamentos oferece a opção de conta para crianças a partir dos 10 anos, e tem cerca de três milhões de clientes abaixo dos 18 anos, segundo levantamento de 2024. Também em 2023, o banco Inter começou a oferecer a conta Kids, que conta com três milhões de clientes abaixo dos 18 anos. Já a Instituição PicPay lançou a conta para jovens em maio de 2024 e possui dois milhões de contas abertas por menores (2024); e as possibilidades seguem aumentando.
No Brasil, a Lei nº 10.406, de 2002, define que menores de idade precisam da autorização do responsável legal para abrir contas em bancos, enquanto o Banco Central, a partir da resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4.753, de 2019, regulamenta que menores podem ser titulares de contas bancárias e poupanças, desde que autorizados pelos tutores legais.