Movimentações devem ser acompanhadas

Publicação: 03/05/2025 03:00

O educador financeiro Leandro Trajano também aconselha que os adultos se preparem antes de envolver os filhos no universo bancário e na educação financeira, além de acompanhar de perto a movimentação financeira da criança e do adolescente e conscientizar sempre a criança ou adolescente sobre sua realidade financeira e o poder aquisitivo da família.

Andressa, mãe de Lígia, acompanha a movimentação da filha e a orienta constantemente. “Prefiro estar lado a lado com ela. Sei que é importante aprender na prática, mas também acho que os dois (acompanhamento e prática) são fundamentais”, ressalta.

“A abertura de uma conta digital é simples, rápida e muitas vezes gratuita, e o menor precisa apenas ter CPF e RG. Ele deve ter contato com o dinheiro, entender o valor das notas e moedas e ter noções sobre preços e valores dos produtos. Diversos bancos oferecem possibilidades de produtos e serviços para o menor ao se tornar correntista”, direciona a Febraban. Na maioria dos casos, as contas para o público abaixo dos 18 anos ainda ficam vinculadas ao CPF de um responsável.