EUA aplica tarifas a mais sete países

Publicação: 08/07/2025 03:00

O presidente Donald Trump, anunciou ontem a aplicação de tarifas de importação contra mais sete países, em nova rodada de medidas unilaterais. As tarifas entram em vigor em 1º de agosto e variam de 25% a 36%, dependendo do país atingido.

Os produtos da Tailândia e do Camboja serão taxados em 36%, os da Sérvia e de Bangladesh em 35%, os da Indonésia em 32%, os da Bósnia em 30%, e os da Tunísia em 25%. Com isso, o americano anunciou tarifas para 14 países.

As cartas repetem os termos usados anteriormente nas comunicações a Japão, Coreia do Sul, África do Sul e outros parceiros comerciais. Trump alega que esses países mantêm barreiras tarifárias que prejudicam exportadores americanos, enquanto se beneficiam de acesso ao mercado dos EUA. Nas comunicações, ele condiciona a suspensão das tarifas à assinatura de acordos bilaterais até o fim de julho.

Trump também reforça que, caso algum dos países retaliem, os EUA poderão aumentar ainda mais as taxas. As tarifas anunciadas são separadas de taxas já existentes. (Estadão Conteúdo)