DIARIO ECONôMICO » Gangorra industrial

por Pedro Ivo Bernardes
diarioeconomico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 09/08/2025 03:00

A economia de Pernambuco foi a que mais cresceu no país em  junho, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, a indústria do estado apresentou um crescimento de 5,1%, quase o dobro da Região Nordeste (2,8%), de Minas Gerais (2,8%) e mais que o dobro da Bahia (2,1%). Esses foram os resultados mais robustos trazidos pelo estudo.

Uma boa notícia, com certeza. No entanto, ao longo do ano, a produção estadual vem apresentando um comportamento errático, de altos e baixos, uma verdadeira gangorra industrial. Pernambuco começou 2025 amargando uma queda de 24,8% em janeiro, na comparação com o mês anterior (dezembro), saltando para alta de 6,5% em fevereiro.

Veio março e… nova queda, de 9,8%. Nova alta em abril, de 31,3% (a maior do ano entre todos os estados pesquisados), seguido por mais uma queda em maio, 0,6%, e a alta de 5,1% em junho. E agora, descontando as sazonalidades, o que esperar desse segundo semestre?
 
Cem mil hóspedes em um ano 
O Novotel Recife Marina, no bairro de Santo Antônio, está completando um ano de operação com a marca de 100 mil hóspedes recebidos. Inovador ao integrar hotel, marina e centro de convenções, o complexo se consolida como uma peça-chave para o turismo de negócios e de lazer na capital.
 
Novo terminal de passageiros para o Recife
O terminal marítimo de passageiros do Recife passará por uma requalificação, com um investimento orçado em R$ 10 milhões. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a expectativa é que, após a conclusão das obras, o porto receba cerca de 50 mil turistas por ano. Na temporada 2023/2024,foram mais de 30 mil passageiros. 
 
Trade turístico mostra o Recife para o Brasil
Uma iniciativa conjunta do Recife Convention Bureau, da Setur-Recife e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE) vai apresentar os atrativos da capital pernambucana pelo Brasil. A agenda do roadshow “Recife é para ficar” começa na próxima terça-feira (12), em Porto Alegre (RS), e segue até 17 de outubro, passando ainda por Caxias do Sul (RS), Vitória (ES), Uberlândia (MG) e Goiânia (GO).
 
Litígio tributário em debate no Recife
A tributarista pernambucana Mary Elbe Queiroz, uma das maiores autoridades no tema, promove no Recife um dos mais importantes seminários sobre litígios tributários do país. O evento acontece nos próximos dias 14 e 15 (quinta e sexta-feira). Na ocasião, Mary Elbe também lança o livro “A Consensualidade no Direito Tributário”. Obra organizada em conjunto com as procuradoras da Fazenda Nacional Anelize Lenzi Ruas de Almeida e Rita Dias Nolasco.