Pernambucanos têm reunião com americano Deputados federais e presidente do Sindaçúcar se encontraram com encarregado de comércio dos EUA para buscar isenção de tarifas do açúcar e da manga

Thatiany Lucena

Publicação: 08/08/2025 03:00

Reunião aconteceu na segunda secretaria da Câmara dos Deputados, em Brasília (DIVULGAÇÃO)
Reunião aconteceu na segunda secretaria da Câmara dos Deputados, em Brasília

Um grupo de pernambucanos se reuniu, ontem, na Câmara dos Deputados, em Brasília, com o embaixador de negócios dos Estados Unidos, Gabriel Escobar. O objetivo do encontro na segunda secretaria da Casa foi reverter o tarifaço para os setores mais impactados em Pernambuco: o açúcar e a fruticultura.

Participaram da reunião com Escobar os pernambucanos Eduardo da Fonte, presidente da frente parlamentar Brasil-Estados Unidos na Câmara; Lula da Fonte, segundo secretário da Casa; e o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha. 

De acordo com Cunha, Eduardo da Fonte destacou o efeito social do setor do açúcar no Nordeste, pela intensa geração de empregos e defendeu também a restauração da tarifa de 10% para o setor das frutas, sobretudo da manga, a mais afetada pela sobretaxa de 40%. 

Ainda segundo Cunha, o embaixador dos EUA foi receptivo sobre a possibilidade de encontrar uma solução para tentar retirar o tarifaço desses produtos. “Ele tentará fazer trabalhos junto ao governo americano para tentar mostrar o caráter socioeconômico dessas culturas. Além da relevância dessa restauração de competitividade”, disse. 

“A conversa foi extraordinária”, disse Lula da Fonte ao Correio. Ele também se disse otimista com a reunião. “(Estou) Otimista, a gente já teve algumas conquistas, algumas exceções (antes do início do tarifaço), como o suco de laranja, a celulose”, afirmou. (Com informações do Correio Braziliense)