VENEZUELA » Ex-procuradora veio para o Brasil

Publicação: 23/08/2017 03:00

A ex-procuradora da Venezuela Luisa Ortega partiu ontem rumo ao Brasil procedente da Colômbia, aonde tinha chegado na sexta-feira passada, após denunciar uma “perseguição política” de parte do governo de Nicolás Maduro. Em Caracas, o presidente anunciou que pedirá a captura internacional da ex-funcionária e seu marido, o deputado Germán Ferrer, a quem acusa de corrupção. “A Venezuela vai solicitar à Interpol um código vermelho a estas pessoas envolvidas em crimes graves”, destacou Maduro em coletiva de imprensa. Ortega vai participar da reunião do Mercosul no Brasil como convidada.

O chefe de governo fez a advertência no momento em que Ortega viajava ao Brasil, após realizar seu “correspondente trâmite de emigração perante as autoridades colombianas”, informou o escritório responsável em um breve comunicado. Maduro também pediu ontem ao papa Francisco ajuda para um diálogo com a oposição e para impedir que se concretize a advertência do presidente americano, Donald Trump, de intervir militarmente na Venezuela. “Que o papa nos ajude a impedir que Trump lance suas tropas e invada a Venezuela. Peço ao papa ajuda contra a ameaça militar dos Estados Unidos”, disse Maduro.

Na segunda-feira passada, o presidente Juan Manuel Santos, que não descartou romper relações com Maduro em meio à severa crise venezuelana, afirmou que a ex-procuradora estava “sob proteção do governo da Colômbia” e ofereceu-lhe asilo. Ortega foi destituída em 5 de agosto pela Assembleia Constituinte que se instalou na Venezuela com o apoio de Maduro e que é desconhecida pelos Estados Unidos e por vários governos da região por considerá-la um passo rumo à ditadura. (AFP)