MARIA » Porto Rico 100% sem energia elétrica

Publicação: 21/09/2017 03:00

O furacão Maria deixou em Porto Rico uma “devastação absoluta” e cortou 100% do seu serviço elétrico ao atravessar o país ontem, com ventos máximos de 240 km/h, após arrasar as Ilhas Virgens e as Antilhas, onde deixou ao menos nove mortos. Diferentes fontes dão conta de uma situação catastrófica em Porto Rico. As imagens nas redes sociais mostram ruas inundadas, algumas delas com automóveis flutuando à deriva, e os residentes que ligavam para uma rádio local descreviam desastres em todas as partes da ilha.

Maria entrou, na manhã de segunda-feira, ao sul de Porto Rico como um furacão de categoria 4 e ventos de 250 Km/hora. No início da tarde emergiu pela costa, rebaixado à categoria 3 (185 Km/hora), segundo os boletins do Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami. O governador desse território norte-americano, Ricardo Rosselló, alertou os cidadãos que “o perigo continua. Há aviso de inundações para Porto Rico inteiro. Permaneçam em lugares seguros”, tuitou.

As comunicações estavam difíceis na ilha, que ficou 100% sem energia elétrica, um serviço que já tinha demonstrado fragilidades com a passagem do furacão Irma, há duas semanas. Quando Maria chegou, cerca de 50.000 moradores ainda estavam sem eletricidade e cerca de 200 pessoas continuavam vivendo em abrigos pelo embate de Irma.

Mas esta vez a varredura foi completa: “A ilha está sem energia e com poucas comunicações”, disse Ricardo Castrodad, porta-voz do setor de San Juan da Guarda Costeira americana. “Assim que a tempestade passar e as condições do tempo forem seguras, o pessoal da Guarda Costeira sairá para fazer as avaliações”, disse o oficial. (AFP)