EUROPA » Centro-direita vence em Portugal

Publicação: 11/03/2024 03:00

A oposição de centro-direita de Portugal venceu por uma margem estreita as eleições legislativas de ontem, nas quais a extrema direita teria duplicado seus resultados, marcando uma guinada à direita do país após oito anos de governo socialista, segundo pesquisas de opinião. A três meses das eleições europeias, essas eleições antecipadas confirmam que a extrema direita está em ascensão em todo o continente, como já se viu na Itália e nos Países Baixos.

Segundo uma pesquisa de boca de urna da televisão pública RTP, a Aliança Democrática (AD) de centro-direita, liderada por Luís Montenegro, de 51 anos, teria vencido as eleições com entre 29 e 33% dos votos. No entanto, os resultados indicam que não será capaz de formar uma maioria sozinha.

Durante a campanha, Montenegro descartou formar um governo com o apoio da extrema direita. Em vez disso, o político esperava contar com o apoio do pequeno partido Iniciativa Liberal, mas a formação teria obtido entre 5 e 7% dos votos, segundo a mesma pesquisa.

Com esses resultados, ambos os partidos não alcançariam o número de 116 deputados necessários para obter a maioria absoluta. O Parlamento tem 230 assentos. O Partido Socialista (PS) deve ficar em segundo lugar, com entre 25 e 29% dos votos. O partido de extrema direita Chega sairia fortalecido com entre 14 e 17% dos votos. (AFP)