Brasileiro vai organizar o conclave

Publicação: 24/04/2025 03:00

Dom Ilson é o segundo na hierarquia de religiosos (REPRODUÇÃO/ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO)
Dom Ilson é o segundo na hierarquia de religiosos
O brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari, de 65 anos, natural de Sertãozinho (SP), é, desde 2020, o vice-camerlengo da Igreja Católica e do Vaticano. Ou seja, é o segundo na hierarquia de religiosos que assumiram as funções administrativas após a morte do papa Francisco. Ele está abaixo apenas do camerlengo, cardeal Kevin Joseph Farrell, nomeado por Francisco em 2019.

É função do camerlengo cuidar e administrar os bens e direitos temporais da Igreja durante a Sé Vacante, período entre a morte do papa e a eleição do substituto. Funcionários diretos do pontífice, os camerlengos são responsáveis, além dos ritos funerários após a morte do líder da Igreja, por convocar o conclave, reunião que vai eleger o sucessor de Francisco.

Dom Ilson cumpre ainda as funções de secretário do Colégio dos Cardeais - conjunto de prelados da Igreja Católica - e do Dicastério para os Bispos, responsável pela nomeação e formação de novos bispos.

Dom Ilson foi ordenado em 1989, em Ribeirão Preto, cidade em que estudou Direito, Economia e Filosofia. Em 2008, ele se tornou oficial na Congregação para os Bispos e, três anos depois, foi nomeado pelo papa Bento XVI Capelão de Sua Santidade, uma distinção em reconhecimento aos serviços prestados por um sacerdote à Igreja. Já sob o papado de Francisco, ele foi nomeado secretário do Dicastério para os Bispos em 2013. (Estadão Conteúdo)