Adelmo Lucena
Publicação: 23/04/2025 03:00
![]() | |
Celebração litúrgica ocorreu na Igreja Madre de Deus |
A missa foi realizada no contexto das Oitavas da Páscoa, período que se estende do Domingo da Ressurreição até o domingo seguinte, totalizando oito dias em que a celebração pascal é solenemente prolongada. A cerimônia contou com momentos de oração e homenagem ao pontífice, que marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e destacou-se pelo compromisso com a caridade, a defesa dos mais vulneráveis e a promoção do diálogo.
A Missa de Sufrágio tem como finalidade interceder pela alma dos falecidos. Dom Nereudo Freire ressaltou que a Igreja lamenta profundamente a perda do papa Francisco.
“Perdemos um pastor, um homem de Deus que, com voz profética e coração de pai, nos guiou pelos caminhos da misericórdia, da justiça e da esperança. Francisco foi precioso para o nosso tempo com sua vida simples e profundamente evangélica. Reacendeu em nós o fervor missionário, despertou a consciência sobre o cuidado com os pobres e com a casa comum, e nos ensinou a viver a fé com humildade, ternura e coragem”, destacou o bispo.
Emocionados, os fiéis comentaram sobre o legado deixado por Francisco. “Não só para os católicos, o papa era um exemplo de tolerância, amor, paz e ensinamentos sobre como sermos melhores uns com os outros. Sua morte me pegou um pouco de surpresa, mas, por outro lado, representa o seu descanso. Fica apenas o medo de não haver outra pessoa que represente tudo o que ele significava”, relatou Júlia Carvalho, de 29 anos.