Publicação: 26/04/2025 03:00
![]() | |
Caixão foi fechado em uma cerimônia privativa |
Francisco buscou simplificar esses ritos e abriu mão da prática secular na qual o chefe da Igreja é enterrado em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho. Em vez disso o argentino será sepultado em um único caixão de madeira revestido de zinco.
Francisco optou pelo enterro na Basílica de Santa Maria Maior em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, que abriga mais de 90 papas. Ele frequentava o local para fazer suas orações em Roma. Antes dele, Leão XIII, em 1903, havia optado pelo enterro na igreja de São João de Latrão. A previsão que a visitação ao túmulo de Francisco seja aberta neste domingo.
PEDIDO
O papa declarou seu desejo de ser enterrado fora do Vaticano em 2023. “Quero ser sepultado em Santa Maria Maggiore por causa da minha grande devoção pela Virgem”, confidenciou à jornalista mexicana Valentina Alakraki. A devoção mariana é antiga: então cardeal, Bergoglio frequentava a basílica ao lado da estação Termini já quando era arcebispo de Buenos Aires.
HOMENAGENS
Cerca de 250 mil pessoas prestaram homenagens ao papa Francisco durante os três dias de velório na Basílica de São Pedro, que chegou ao fim na última sexta-feira O caixão do papa foi fechado em uma cerimônia privada liderada pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell. Ele cobriu seu rosto com um véu de seda branca, borrifou água benta e depositou uma bolsa com moedas e medalhas cunhadas durante seu pontificado. (Estadão Conteúdo e AFP)