Publicação: 25/04/2025 03:00
![]() | |
Filas na Basílica duraram, em média, 15 minutos ontem |
Cenário bem diferente do dia anterior: as despedidas se iniciaram na última quarta-feira, com relatos de até cinco horas de fila, e gente entrando na basílica até as 5h30 da manhã. As visitas foram suspensas por 1h30, apenas para realizar a limpeza na igreja.
Muitos grupos de jovens marcaram presença no velório. Eles estavam em Roma para a canonização de Carlo Acutis, que ocorreria no próximo domingo, mas foi cancelada. “Vínhamos para a canonização, mas fomos surpreendidos com a morte do papa. De todas as formas, estamos felizes de poder nos despedir do papa Francisco, e estaremos no funeral no sábado”, afirma a hondurenha Suyapa Yanes, coordenadora de um grupo de adolescentes que veio dos EUA.
Na fila, uma vestimenta frequente é a camiseta da seleção argentina. “É muito forte para um argentino viver isso aqui”, afirma a psicóloga Rosario Romero.
“Estamos ansiosos por participar deste momento”, afirma o capixaba Tiago Ventura. “Chegamos em Roma há dois dias e ontem não encaramos a fila, mas hoje estamos dispostos a esperar duas horas para vê-lo.”
Hoje, o Vaticano espera uma quantidade maior de pessoas devido ao feriado na Itália (Dia da Liberação) e à concentração de quem chega para participar do funeral amanhã. (Estadão Conteúdo)