ADEUS AO PAPA - 17/12/1936 - 21/04/2025 » Imagem do túmulo do papa é divulgada Local na Basílica de Santa Marta Maior é feito de mármore e a pedido do pontífice tem a inscrição "Franciscus" e a reprodução da sua cruz peitoral

Publicação: 25/04/2025 03:00

Túmulo está localizado próximo ao altar de São Francisco (HANDOUT/VATICAN MEDIA/AFP)
Túmulo está localizado próximo ao altar de São Francisco
O Vaticano divulgou ontem uma imagem do túmulo do papa Francisco. Feito de mármore, o local tem apenas a inscrição “Franciscus” e uma reprodução de sua cruz peitoral.

O túmulo foi preparado em um nicho no corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maior. Ele está localizado próximo ao altar de São Francisco.

Santa Maria Maggiore é uma das quatro basílicas papais em Roma, onde sete pontífices já foram sepultados. Francisco declarou no fim de 2023 que queria ser enterrado no local, e não na cripta da Basílica de São Pedro, como acontecem funerais dos líderes da Igreja Católica há mais de três séculos.

O argentino Jorge Bergoglio, muito ligado ao culto da Virgem Maria, costumava rezar neste templo, que oficialmente faz parte do território do Vaticano, na véspera ou no retorno de cada uma de suas viagens ao exterior.

O sepultamento do papa será marcado por ritos específicos. A cerimônia terá início hoje, com a leitura de um texto sobre as ações mais importantes do pontífice. Um véu de seda branco será colocado sobre o rosto de Francisco.

Após a bênção com água benta, moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado serão colocadas dentro do caixão. Elas representam os anos em que esteve à frente da Igreja. Um tubo com o resumo do período, com o selo do Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, também ficará junto ao corpo.

Só então a tampa do caixão de zinco (revestimento interior da estrutura de madeira) será colocada. Nela, haverá uma cruz, o brasão papal, a placa com o nome de Francisco, a duração de sua vida e seu Ministério Petrino.

Amanhã, às 10h (5h de Brasília), o corpo do papa será levado à Praça de São Pedro, onde será celebrada a Missa de Exéquias (também conhecida como missa de corpo presente), como prevê o rito funerário católico. (Estadão Conteúdo)