Há uma sensação de fratura

Publicação: 03/05/2025 03:00

Muitos cardeais concordam que a eleição será curta, mas o especialista em Vaticano Marco Politi está cético. “Este é o primeiro conclave em 50 anos em que há um forte sentimento de fratura dentro da Igreja”, explicou o especialista. “Não haverá Francisco II”, disse.

O conclave é uma reunião que remonta à Idade Média, quando a ideia de eleger um soberano era uma ideia revolucionária. As deliberações são mantidas estritamente confidenciais, sob pena de excomunhão instantânea. Celulares e qualquer acesso à internet são proibidos.

Os cardeais também não têm permissão para ler jornais, ouvir rádio ou assistir à televisão. O contato com o mundo exterior é totalmente proibido durnte todo o conclave. (AFP)