Publicação: 16/05/2025 03:00
![]() | |
Presidente Lula prestou última homenagem ao amigo |
“Que a coragem, a simplicidade e o amor que marcaram sua vida sigam nos ajudando a trilhar o caminho que ele escolheu: o da luta por um mundo mais justo. E que o conforto chegue aos corações de sua amada, Lucía Topolansky, e de seu amigo e agora presidente do Uruguai, Yamandu Orsi”, escreveu Lula em postagem nas redes sociais.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, também chegou ao velório ontem, mas preferiu se despedir em silêncio. Lula e Boric, aliados da esquerda latino-americana, estavam em Pequim para o Fórum Ministerial China-Celac quando receberam a notícia da morte de Mujica. Nenhum dos dois quis faltar à despedida do amigo, apesar da longa viagem.
Mujica faleceu na terça-feira aos 89 anos em sua modesta chácara nos arredores de Montevidéu, acompanhado pela esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky. Na última quarta-feira, o corpo de Mujica saiu em cortejo desde a Praça Independência, onde fica o prédio da Presidência da República, até a sede do Congresso Nacional.
O corpo do ex-presidente Pepe Mujica será cremado em cerimônia privada, e as cinzas serão depois espalhadas na chácara, no mesmo local onde está enterrada sua cachorra Manuela, o que era um desejo dele. A chácara de Mujica e Lucía fica em Rincón del Cerro, nos arredores da capital. Ali, ao longo de toda a sua trajetória, Pepe viveu uma vida simples e austera, onde plantava flores, especialmente rosas, e árvores frutíferas. (Agência Brasil e AFP)