ROMA » Zelensky é recebido pelo papa após missa

Publicação: 19/05/2025 05:00

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, se encontrou ontem em Roma com o papa Leão 14 após participar da missa de inauguração do novo papado. A viagem também serviu para que ele pudesse se reunir com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, ocasião em que conversaram sobre a esperada ligação de hoje entre Donald Trump e Vladimir Putin, após as conversas infrutíferas entre Moscou e Kiev na Turquia na semana passada.

Ao conversar com o papa, Zelensky teria agradecido pelo discurso de Leão 14 que falou em “Ucrânia martirizada” e na necessidade de uma “paz justa e duradoura” na guerra com a Rússia. Em seguida, o ucraniano chamou Leão 14 “símbolo de esperança para a paz”.

REUNIÃO
Após a missa e o encontro com o papa, Zelensky se reuniu com Vance e também com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, durante “cerca de meia hora”, segundo um alto funcionário ucraniano. Essa fonte afirmou que discutiram sobre um “cessar-fogo”, “a possibilidade” de novas sanções contra a Rússia, mas especialmente sobre “os preparativos para a conversa entre Putin e Trump.

“Os líderes falaram de seu objetivo comum de pôr fim ao banho de sangue na Ucrânia e forneceram informações adicionais sobre o estado atual das negociações por um cessar-fogo e uma paz duradoura”, declarou por sua vez a Casa Branca.

O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, disse neste domingo à emissora ABC que esperava uma conversa “frutífera” entre o mandatário americano e Putin. “O presidente está determinado a obter resultados em relação à Ucrânia”, acrescentou, antes de advertir: “Se ele não conseguir, ninguém conseguirá”. Zelensky reiterou nas redes sociais que “a pressão sobre a Rússia deve continuar até que ela esteja disposta a pôr fim à guerra”. (Com AFP)