Presidente fala em defesa

Publicação: 23/06/2025 03:00

Donald Trump acompanhou o ataque da Casa Branca (AFP)
Donald Trump acompanhou o ataque da Casa Branca
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, condenou ontem a “agressão” dos Estados Unidos e acusou Washington de estar “por trás” da operação militar israelense no Irã. Os Estados Unidos “têm que receber uma resposta à sua agressão”, acrescentou, durante um telefonema com seu contraparte francês, Emmanuel Macron, segundo a agência de notícias Irna.

“Os acontecimentos desta manhã são escandalosos e terão consequências eternas”, escreveu mais cedo no X o ministro iraniano das Relações Exteriores, Abbas Araqchi. O Irã vai se defender “por todos os meios necessários”, acrescentou. “Não há linha vermelha que não tenham cruzado. E a última e a mais perigosa aconteceu ontem à noite. seus inimigos”, disse ele.

Já em mensagem de vídeo para o presidente americano Donald Trump, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu disse que “sua decisão audaciosa de atacar as instalações nucleares do Irã com o impressionante e justo poder dos Estados Unidos mudará a história”. Segundo ele, os ataques marcam “um ponto de inflexão histórico que pode ajudar a levar o Oriente Médio e além para um futuro de prosperidade e paz”, acrescentou. (AFP)