Como atrair, conquistar e manter clientes

Virgínia Dantas
Empresária
reciferiomar@kingster.com.br

Publicação: 25/01/2015 03:00

É exatamente isso que tentamos fazer o tempo todo. Buscamos sempre uma estratégia para atrair os clientes. E como realmente podemos atrair os consumidores? Diversas técnicas nos auxiliam nesta empreitada, principalmente o Marketing. A utilização do marketing tem o objetivo de despertar o cliente para aquilo que se quer mostrar. Promoções, anúncios, propagandas, sempre ressaltando a diversidade e qualidade do produto oferecido, o diferencial. Trazer o cliente para dentro da loja não é uma tarefa muito fácil numa economia globalizada, onde o mercado se torna cada dia mais competitivo, imagine conquistá-lo e mantê-lo.

A quantidade de empresas oferecendo seus produtos e serviços é tão grande que está cada vez mais complicado conquistar um cliente e fidelizar na marca. E o que pode ser feito para conquistar um cliente? A primeira impressão é a que fica! Portanto, a loja deve passar uma ótima impressão desde a primeira visita de um possível consumidor. Agregar valor, fazer com que aquele cliente sinta-se bem dentro do estabelecimento, confortável, com suas expectativas alcançadas e deseje voltar. Preço baixo e prazo acessível se tornam, muitas vezes, secundários quando temos um time de vencedores. Uma equipe de vendedores motivada estará sempre à disposição de conquistar um novo cliente.

É preciso capacitar nossos colaboradores com treinamentos e utilizar ferramentas para motivar, compreender, incentivar e educar, porque a imagem da empresa percebida pelo cliente é que faz com que ele se decida pelo seu negócio e não o do concorrente. Não apenas o preço é levado em consideração, mas a imagem que ele tem da sua empresa. Não basta atrair e conquistar o cliente, precisamos fazê-lo voltar. Torná-lo fiel, e, para isso, deve-se atendê-lo bem sempre, manter contato constante, e ouvi-lo. Para que um cliente volte a comprar conosco, é fundamental que ele se sinta bem, à vontade e satisfeito. E para conseguir aplicar estes fundamentos na prática é fundamental o conhecimento profundo dos clientes, suas vontades, necessidades e preferências.