Louvando quem bem merece

Aldo Paes Barreto
Jornalista

Publicação: 22/11/2024 03:00

O pernambucano de Nazaré da Mata, Marcos Vinícios Rodrigues Vilaça, foi o mais destacado, o mais abnegado, criativo e bem-sucedido divulgador da nossa cultura no século passado. Jovem, com um pé na política, líder estudantil, desencantado com os rumos do golpe de 1964, tinha todas as qualidades que a burguesia sonhava para o futuro genro. Marcos Vinicios não bebia, não fumava, não prevaricava. Casou-se com a primeira namorada, companheira de toda a vida, a doce e altiva Maria do Carmo.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFPE, logo professor de Direto Internacional, seria convidado para ocupar a Secretaria do Governo Eraldo Gueiros (1971/1975), então apenas apêndice da burocracia oficial. Marcos Vilaça arregaçou as mangas. Trabalhador braçal da cultura, escritor, íntimo da boa leitura, foi dele ideia de transformar a Casa de Detenção, no centro do Recife, em Casa da Cultura. Foi ele quem recuperou, restaurou e deu dignidade à Academia Pernambucana de Letras. Na época, o vasto terreno da Academia estava sendo usado por uma clínica psiquiátrica vizinha para criar vacas. Coisa de doido.

Apoiado pelo governador Eraldo Gueiros, Vilaça entregou a administração do Conservatório de Música ao maestro Cussy de Almeida e ali nasceu o Movimento Armorial, reunindo os vários gêneros que formam a múltipla identidade musical de Pernambuco. Pelas mãos de Cussy, Ariano Suassuna, Capiba, Rafael Garcia, Jarbas Maciel, Clóvis Pereira, Guerra-Peixe e Antônio Carlos Nobrega, a arte popular renascia e a literatura de cordel ganhava roupagem musical. O maracatu, os caboclinhos, o coco-de-roda, ciranda, o samba, o afoxé e o eterno frevo estavam de roupa nova.

Nos mais diversos palcos do Brasil, a música armorial desfilou a beleza sonora, quando a mediocridade premiada ainda não determinava a musica brasileira. Bons tempos.

Marcos Vilaça foi responsável direto, agregador pluralista, pelo sucesso breve do movimento que encantou as mais variadas plateias. Pernambuco musicando para o mundo.

Quando deixou o governo do estado, Vilaça fez as malas e levou sua bagagem e suas ideias  para o centro do poder: Brasília. Não lhe faltaram convites. Exerceu os mais  variados cargos em entidades publicas, sempre preservando espaço para cultura. Reconhecido pela Academia Brasileira de Letras, ocupou a vaga do amigo Mauro Mota. Ao assumir, Vilaça liderou a renovação da congregação e lembrado por ter colocado o ideal ateniense acima dos movimentos polítcos à direita e à esquerda. Enriqueceu a Academia e antigos críticos do conclave envergaram o pelerine azul da casa. Jorge Amado foi um deles.  

O pernambucano ganhou mundo.  Em seus arquivos, estão guardadas as mais representativas comendas, fulgurantes homenagens, medalhas, insígnias, reconhecimentos de todo os nove países onde se fala, e se lê, o Português.

Em todos esses países das comunidades lusófonas, da Europa e da África, além da totalidade dos estados brasileiros, em algum lugar permanece lá a pernambucanidade, a marca da nossa gente, a diversificada música, o artesanato, os autores, as tradições e boa parte de nossa rica história, levada pelo trabalhador cultural pernambucano.

No início deste século, a trajetória ascendente e vitoriosa dos Vilaça sofreu brusca e trágica parada. Era o primeiro dia do ano. O filho mais velho, Marcantõnio, e destacado marchand radicado em São Paulo, veio passar o réveillon com a família. Morreu de mal subido naquele dia. Meses depois, também de maneira trágica perderia a neta, filha do caçula Rodrigo.

Aquele foi o ano que nunca terminou. Marcos e Maria do Carmo, também falecida, jamais foram os mesmos. Razão para viver, já não existia.