Publicação: 25/01/2015 03:00
O PT de Pernambuco encerra janeiro à espera da nomeação de líderes do partido para espaços cargos federais no estado, ao mesmo tempo em que encara a disputa da Prefeitura do Recife em 2016 como projeto prioritário. A expectativa e os planos eleitorais da legenda estão interligados. Afinal, para entrar na corrida em condições de sonhar com o retorno ao Executivo da capital, onde esteve por 12 anos, o PT precisa, dentre outros “atributos” dispor de nomes em cargos de visibilidade. E o líder mais citado como possível concorrente, o deputado federal João Paulo, deixa a Câmara dos Deputados no dia 1º após ter sido derrotado na disputa do Senado em 2014. Ou seja, corre o risco de ficar sem trincheira e tribuna.
A presidente estadual do PT, deputada Teresa Leitão, salienta que o pleito existe, mas frisa que não se trata de simples busca por visibilidade. De acordo com ela, a mobilização tem sentido mais profundo. Explica que, além da legítima intenção de participar da gestão, executando as políticas públicas desenvolvidas pela gestão da presidente Dilma, o partido, como nenhum outro, está apto a fazer a defesa do governo.
“Estamos ainda vivendo um processo de reconstrução dos problemas de 2012. Não temos mais o governo municipal (do Recife), não temos mais participação no governo do estado, do qual éramos aliados. Agora, temos Armando Monteiro no ministério, mas ele não é do PT. Do outro lado, há o PSB, com duas máquinas moendo contra a gente. A gente ficou sem ministério e estamos tratando de defender o governo do PT no estado”, disse.
Pleito
As conversas dos petistas pernambucanos com a direção nacional da sigla vem acontecendo desde dezembro. O ex-ministro de Relações Institucionais Ricardo Berzoini e o atual, Pepe Vargas, também trataram do assunto com o PT estadual. Segundo Teresa, o senador Humberto Costa já levou o pleito ao ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. “Até o início de fevereiro a decisão sobre as nomeações deve sair”, informou.
A disputa de 2016 ainda não ocupa a pauta do partido, mas já é tratada publicamente. Humberto afirmou que é preciso dar a relevância devida à corrida da capital. Para ele, a executiva e o diretório estaduais devem tratar da questão entendendo que o PT segue com potencial para disputar a Prefeitura do Recife. (Josué Nogueira)
Saiba mais
Espaços que o PT/PE pleitea
Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)
DNOCs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas)
Incra (Instituto Nacional Colonização Reforma Agrária)
Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário
Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba)
Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste)
Eletrobras (Centrais Elétricas Brasileiras S.A.)
CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos)
Indicações para os cargos:
Deputado federal João Paulo (derrotado na corrida pelo Senado)
Deputado federal Pedro Eugênio (derrotado na disputa da reeleição)
Deputado federal Fernando Ferro (derrotado na disputa da reeleição)
Ex-prefeito do Recife João da Costa (derrotado na disputa da Câmara)
Observação:
Espaços estaduais serão disputados pelo PT-PE e legendas da base do governo Dilma em Pernambuco.
Cargos regionais (a exemplo de Codevasf e Sudene) têm como concorrentes o PT-PE e o PT e partidos
aliados dos demais estados do Nordeste.