Alinhando prioridadesda gestão Geraldo Julio reuniu secretariado para discutir andamento de ações da prefeitura e definir investimentos para o restante do ano

Publicação: 20/06/2015 03:00

Prefeito pediu empenho à equipe para manter o ritmo de trabalho acelerado (ANDREA REGO BARROS/PCR)
Prefeito pediu empenho à equipe para manter o ritmo de trabalho acelerado
O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), reuniu ontem seu secretariado, em Boa Viagem, para fazer um balanço das intervenções realizadas até agora, pedir empenho no sentido de manter o ritmo da obras e investimentos, apesar da crise, e alinhar a participação das pastas para que todos possam ter uma visão global da gestão. Coube ao secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, assegurar que a prioridade da Prefeitura do Recife será a de concluir obras em andamento, algumas com mais de um ano de atraso.

Na lista de prioridades das construções em andamento, com novo prazo de conclusão para o final do ano, estão a Via Mangue, o Hospital da Mulher, a reforma do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), e os dois Centros Comunitários (Compaz), sendo um no Cordeiro e o outro no Alto Santa Terezinha. Esses dois últimos são projetos da prefeitura que visam ajudar no combate à violência nas comunidades, através de inclusão social, atividades educativas e esportivas

De acordo com Rebelo, essas obras tinham sido travadas, apresentaram problemas de continuidade, mas agora foram retomadas. “A orientação é manter as que já foram iniciadas. A intenção é fazer isso ponto a ponto. O principal desafio é a gente garantir o que temos já engatilhado para o segundo semestre”, afirmou.

Correndo contra o tempo para entregar o que prometeu na campanha e de olho no projeto de reeleição, o governo Geraldo Julio está empenhado em buscar outras fontes de receita. Uma das alternativas encontradas foi reaver débitos judiciais. “Fizemos uma busca nas ações todas e encontramos uma série de contas com depósitos judiciais. Vamos fazer agora a retirada desses valores”, explicou o secretário.

Outra saída é a busca por empréstimos junto a organismos internacionais, a exemplo do Banco Mundial. A expectativa da prefeitura é investir o mesmo valor de 2014, quando foram aplicados R$ 400 milhões na gestão. “Existe uma operação de crédito com o Banco Mundial já negociada. Os recursos estão guardados na carteira do banco no valor de US$ 200 milhões, mas não foram liberados por conta do contigenciamento geral da União. É um recurso que não é do governo federal, mas internacional. Esse contingenciamento nos prejudica, mas é uma questão nacional, não é local nossa” ressaltoun Rebelo.

O secretário informou, ainda, que não poderia prever o volume de recursos a ser aplicado este ano, mas garantiu que o governo estava atacando em todas as áreas da gestão. “Temos um volume de entrega e uma velocidade de entrega diferenciada. A ideia é ir ampliando. A prioridade hoje são as obras em andamento”, disse.

saibamais

Alguns pontos do balanço da Prefeitura do Recife

71
praças reformadas

13
Academias Recife entregue

5,4km
de ciclofaixa implantada

54km
de calçadas reestruturadas

7
ecoestações entregues

100
câmara de
videomonitoramento instaladas

21,5km
de faixa azul implantados

4
mercados públicos em reforma

7
creches escola Recife entregues

6
novas sedes de escolas

6
Upinhas entregues

26
USF reformados

3
habitacionais entregues