As diretrizes de Paulo para Pernambuco
Governador apresentou ontem
o mapa estratégico para o estado
até 2018
JÚLIA SCHIAFFARINO
juliaschiaffarino.pe@dabr.com.br
Publicação: 20/06/2015 03:00
![]() | |
Socialista falou dos desafios diante de uma grande plateia no Centro de Convenções |
“A questão financeira é um desafio para todos os estados brasileiros e para todos os municípios, mas nós temos um modelo de gestão para avaliar e adaptar as políticas aos novos tempos”, disse, em tom afirmativo, Câmara, quando questionado sobre os entraves financeiros para empreitadas como a conclusão da implantação dos BRTs na Região Metropolitana. A apresentação do mapa foi conduzida pelo secretário de Planejamento, Danilo Cabral, que ressaltou, por diversas vezes, o “diálogo” para construção do documento.
Foram citadas ações executadas nos primeiros meses da gestão, como a entrega de duas escolas técnicas e três de referência e a nomeação de 1.100 novos policiais. O secretário também pontuou problemas na área de segurança que foram citados ao longo deste período. “O ano de 2014 foi desafiador para o Pacto Pela Vida, mas conseguimos quebrar o curso do aumento da violência”, disse, em referência ao crescimento de 8,73% na taxa dos crimes letais intencionais que incluem homicídios e latrocínios. A crise no sistema prisional evidenciada em janeiro deste ano também foi lembrada no discurso.
Juntamente com o lançamento do mapa foi anunciada a definição do ciclo de monitoramento, que tem início no dia 25 de junho e segue até 3 de julho. “Esse monitoramento vai ser feito dentro do modelo de gestão com metas e cobrança de resultados. E os resultados virão. Teremos as correções de rumos”, afirmou Paulo Câmara, citando como exemplo a questão da segurança. “Temos o compromisso de continuar reduzindo os homícidios em Pernambuco. Desde maio já conseguimos alterar a curva de homícidios e temos a certeza que com a entrada dos policiais a segurança vai ganhar um reforço”.
saibamais
Recortes do Mapa da Estratégia 2015-2018
Premissas:
diálogo, transparência, modelo integrado de gestão e parceria com os municípios
Focos prioritários:
estratos mais vulneráveis da população e interior do estado
Qualidade de vida:
elevar o nível da escolaridade, ampliar o acesso a serviços de saúde, ampliar as ações de repressão e prevenção à violência, expandir serviços de recursos hidrícos e saneamento, melhorar a mobilidade e urbanismo Desenvolvimento social e direitos humanos: n ampliar a eficácia da rede de proteção e assistência social e avançar na promoção da igualdade e políticas de gênero
Desenvolvimento sustentável:
ampliar e qualificar a infraestrutura, investimentos em ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento da agropecuária e de ações voltadas para um modelo sustentável
Saiba mais...
Foco no interior do estado