LUTO » Morre ex-deputado Clodomir Morais

Publicação: 26/03/2016 03:00

Clodomir foi um dos dirigentes das Ligas Camponesas (JAQUELINE MAIA/DP)
Clodomir foi um dos dirigentes das Ligas Camponesas
Morreu ontem em Santa Maria da Vitória (BA), aos 88 anos, o ex-deputado estadual por Pernambuco Clodomir Morais (PCB). Ele foi organizador e um dos principais dirigentes das Ligas Camponesas, movimento criado em 1955 em Pernambuco e extinto em 1964 pelo regime militar. Era amigo de Francisco Julião, principal líder das Ligas. Morreu de parada cardíaca. O enterro será hoje, em Santa Maria da Vitória, onde Clodomir Morais nasceu e vivia.

É autor de mais de 20 livros sobre reforma agrária e geração de emprego e renda. Um deles teve prefácio do médico e sociólogo pernambucano Josué de Castro, Dicionário de reforma agrária (América Latina). Escreveu uma cartilha, Teoria da organização, que já teve até agora mais de 300 edições em 43 países e é um dos materiais de formação do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra).

No Recife, Morais trabalhou como repórter de veículos dos Diários Associados. Era formado em direito pela Faculdade de Direito do Recife. Elegeu-se deputado estadual pelo PCB em 1956. Com o golpe de 1964, teve os direitos políticos cassados e passou 15 anos no exílio. Tornou-se conselheiro regional da ONU para a América Latina em assuntos de reforma agrária e desenvolvimento rural. Foi também conselheiro das agência OIT, Pnud e FAO das Nações Unidas. Atuou em Honduras, México, Nicarágua e Portugal, dirigindo projetos de capacitação no campo. Foi professor residente na Universidade de Rostock (Alemanha) e depois da Universidade de Brasília.