Valores saíam da mesma fonte

Publicação: 25/03/2017 03:00

Tema de discussões jurídicas e políticas, a diferenciação entre o caixa 2 e a propina não existia para o ex-chefe do setor de Operações Estruturadas, conhecido como “departamento da propina” da Odebrecht. Hilberto Mascarenhas afirmou que os valores para os dois tipos de pagamentos saíam das mesmas contas do setor abastecidas com caixa 2 da empreiteira.

O tema foi alvo de perguntas do juiz instrutor e do advogado do presidente Michel Temer, Gustavo Guedes. Para o juiz, Mascarenhas afirmou não haver no entendimento diferenciação entre propina e caixa dois. O juiz questionou: “Nesse setor de Operações Estruturadas havia algum tipo de diferença entre valores que corresponderiam a propina devidas em contratos em geral e valores que seriam simplesmente caixa 2 não contabilizado?.”

E Mascarenhas respondeu: “Para mim, é a mesma coisa, viu, doutor. Propina, caixa 2 e não contabilizado, é a mesma coisa. A única diferença que faço aí é que nós também pagávamos em determinado momento bônus do ano.”

Sobre o bônus, o delator explicou que “era uma parcela que era paga por fora” e que “isso é caixa 2, não é propina, é caixa 2”. Embora tenha dito não diferenciar os dois tipos de pagamentos, Mascarenhas afirmou que apenas atendia as solicitações de repasses sem saber se os recebedores eram políticos. (AE)