HOMENAGEM » TCE-PE comemora 50 anos da instituição

Publicação: 05/11/2018 03:00

Com uma série de atividades voltadas para o público interno e externo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) inicia hoje as comemorações dos 50 anos de existência da instituição. Da programação, que vai se estender por toda esta semana, consta a entrega da Medalha dos 50 anos do TCE, que irá homenagear personalidades que contribuíram com a história do tribunal, incluindo autoridades, ex-conselheiros e servidores do órgão. A solenidade será na próxima quinta-feira, a partir das 17h, no auditório do edifício-sede do tribunal, localizado na rua da Aurora. 

Logo em seguida, o presidente do TCE, conselheiro Marcos Loreto, irá inaugurar a escultura dos 50 anos, que ficará na área externa do prédio. A obra, intitulada Evolução, de autoria do arquiteto Wandenkolk Walter Tinôco, foi escolhida por meio de uma votação entre os servidores e por uma comissão julgadora que analisou os projetos inscritos. 

Ao falar sobre o trabalho na instituição, Loreto afirmou que o destino quis que ele estivesse nesse momento na presidência do TCE. “Um momento em que os órgãos de controle, entre eles o TCE, estão evoluindo muito rápido no combate à corrupção. Estamos fazendo um trabalho que vai de encontro aos anseios da população”, destacou Loreto que assumiu a presidência do TCE em janeiro deste ano para o biênio 2018/2019.

A programação comemorativa aos 50 da instituição começa oficialmente, hoje, com a abertura da Semana Arte TCE, que vai reunir 70 expositores de todo estado. O grupo irá colocar na mostra, que será aberta ao público, produtos de arte, designer e artesanato. A feira acontece até a próxima quinta-feira, no horário das 8h às 15h, no térreo do edifício-sede. Na quarta-feira, Marcos Loreto fará a aposição de uma placa em comemoração aos 50 anos, também no térreo do edifício-sede.

Entre os eventos, haverá, ainda, o lançamento de um livro, escrito pelo jornalista Inaldo Sampaio, em homenagem ao Jubileu de Ouro. A publicação resgata as cinco décadas de história da instituição. O lançamento acontece nesta terça-feira, às 10h, no auditório do TCE. A Assembleia Legislativa de Pernambuco também fará uma sessão solene, no dia 14 deste mês, em homenagem ao órgão. 

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco foi criado, através da Lei Estadual nº 6.078, como órgão auxiliar da Assembleia Legislativa no controle externo da administração financeira e orçamentária estadual, função que era exercida anteriormente pelo Tribunal da Fazenda do Estado, que foi extinto automaticamente após instituição do TCE.