FAB » Viagem de Carvalho aos EUA questionada

Publicação: 22/11/2021 03:00

O ex-guru do presidente Jair Bolsonaro, Olavo de Carvalho, teria fugido do Brasil a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), enviado aos Estados Unidos para ser utilizado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. A história foi publicada em uma rede social da escritora Daniela Abade, que narrou o passo a passo da suposta viagem.

Os fatos foram contestados de FAB e pelo ministro, que acusou a escritora de ter praticado fake news. Faria alegou não conhecer o ex-articulador do chefe do Executivo e sugeriu que a história seja investigada. “FAKE NEWS!! Não conheço Olavo de Carvalho, nunca o vi na vida e não fui de FAB para os EUA. Irresponsabilidade soltar maluquices na imprensa sem checar. É preciso investigar e punir esses devaneios que se espalham irresponsavelmente. @STF_oficial @policiafederal”.

Segundo a escritora, com base em informações do Flight Aware, a aeronave utilizada por Olavo teria partido da capital paulista às 12h48, do dia 13 de novembro. O avião pousou no aeroporto Mac Arthur, em Long Island, um terminal doméstico e não habitual, tendo em vista que os principais aeroportos de Nova York são o John F. Kennedy, Newark e La Guardia.No dia seguinte, o Legacy, prefixo VC99B, número de calda FAB2582, partiu do aeroporto JFK, trazendo para o Brasil Fábio Faria.

Em 16 de outubro, Olavo de Carvalho postou um vídeo confirmando que partiu para os EUA em um “voo repentino”. “Como eu vim parar aqui? Quando eu estava no hospital me ofereceram um voo repentino, que partiria em 15 minutos, e eu aceitei”, disse o guru, sem dar mais detalhes.

No dia 9 de novembro, a Polícia Federal intimou Carvalho para prestar depoimentos acerca das investigações de divulgação de fake news e ataques à democracia. Contudo, a defesa alegou que o guru estaria em tratamento médico.

Após a publicação, parlamentares do PT se manifestaram e pediram a investigação de um possível auxílio do governo  a Olavo de Carvalho.  O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) declarou que a denúncia deverá ser investigada. “Caso verdadeira, dois crimes foram praticados: obstrução da Justiça e prevaricação. Vamos pedir investigação”, destacou.

A FAB divulgou uma nota, ontem, negando envolvimento na ida de Olavo para os Estados Unidos. A nota reitera que a instituição não transportou qualquer passageiro e que os únicos dentro da aeronave eram os tripulantes que cumpriam missão a bordo, como exposto pela escritora. Além disso, afirma a divulgação de inverdades, sem a devida apuração, deve ser combatida. (Correio Braziliense)